Eles provocam frio na espinha, tiram o sono e deixam os espectadores mais medrosos aflitos com qualquer barulho estranho dentro de casa. Ainda assim, os filmes de terror e suspense têm inúmeros fãs. Se você é um deles, imagine poder visitar os lugares reais que inspiraram ou foram cenário de longas como O Iluminado ou 1408? O site Architectural Digest reuniu sete hotéis nos Estados Unidos e na Inglaterra que já serviram de locação ou inspiração para filmagens, seja apenas com a fachada, a vista ou os interiores. Além de históricos, estes lugares tornaram-se verdadeiros pontos turísticos. Confira:
1. Stanley Hotel, Estes Park, Colorado (O Iluminado, 1980)
Em 1974, o rei dos livros de terror Stephen King e sua esposa passaram a noite, sozinhos, neste enorme hotel de estilo pós-colonial. Sua experiência inspirou o famoso romance do autor, publicado em 1977. A adaptação de Stanley Kubrick para o cinema foi filmada em dois lugares diferentes. Para as partes externas, essenciais no contexto visual do longa, o cenário foi o hotel Timberline Lodge, no estado do Oregon. Já as cenas internas foram gravadas no Elstree Studios, um complexo de estúdios na Inglaterra. Para a construção do design interno, Stanley Kubrick se baseou no Ahwahnee Hotel, que fica na Califórnia.
2. Hotel Vertigo, São Francisco, Califórnia (Um Corpo que Cai, 1958)
Recentemente batizado de Hotel Vertigo, este hotel teve uma aparição no clássico longa de Alfred Hitchcock. Embora seu interior tenha sido recriado em um estúdio de Hollywood, todo o design do filme foi inspirado nos quartos originais e no corredor. Para fãs mais nostálgicos, o hotel exibe o filme em um verdadeiro loop infinito no lobby.
3. Salish Lodge & Spa, Snoqualmie, Washington (Twin Peaks, 1990)
Os fãs do diretor David Lynch podem passar a noite em dois hotéis do estado de Washington para vivenciar a história da icônica série como se estivessem dentro do Great Northern. Apenas a parte externa do Salish Lodge & Spa foi filmada para os créditos iniciais: a vista do hotel em meio às cataratas, a fachada, o estacionamento e entrada principal. Já as cenas do episódio piloto se passaram dentro do Kiana Lodge.
4. Cecil Hotel, Los Angeles, Califórnia (American Horror Story, 2011)
Este hotel em Los Angeles estampou diversas manchetes nos últimos anos depois que uma onda de crime, incluindo uma morte suspeita, aconteceu por lá. O passado sombrio de Cecil– que já abrigou assassinos em série e redes de prostituição — é a inspiração da vida real para a quinta temporada da série. O espaço atualmente passa por uma grande reforma e tem reabertura prevista para 2019.
5. Roosevelt Hotel, Nova York, Nova York (1408, 2007)
A segunda adaptação para o cinema do conto homônimo de Stephen King, dirigida por Mikael Håfström, foi ambientada no icônico Hotel Roosevelt de Nova York, embora fosse chamado de The Dolphin no longa. O espaço também foi palco de outros filmes como Encontro de Amor, O Vigarista do Ano e Wall Street.
6. Headland Hotel, Newquay, Inglaterra (Convenção das Bruxas, 1990)
O clássico longa de Roald Dahl foi filmado neste icônico hotel à beira-mar, que abriu pela primeira vez em 1900. Durante os bastidores das filmagens, a atriz Anjelica Huston sempre recebia flores de Jack Nicholson, seu namorado na época, enquanto o ator Rowan Atkinson foi responsável uma pequena inundação em seu quarto quando deixou a torneira da banheira aberta.
7. The Oakley Court, Windsor, Inglaterra (The Rocky Horror Picture Show, 1975)
Este hotel de luxo com vista para o rio Tâmisa foi pano de fundo para muitos filmes de terror do século XX produzidos pela Hammer Films, entre eles A Serpente, Epidemia de Zumbis e As Noivas do Vampiro. Mas a construção de estilo vitoriano ficou conhecida como o castelo do Dr. Frank N. Furter, no clássico cult The Rocky Horror Picture Show.