Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Robôs humanoides da Boston Dynamics fazem muito mais que dançar

Se a ideia de uma revolução robótica está na sua lista de piores fins para a humanidade, ver o que esses robôs fazem pode não ser uma boa ideia!

Por Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
25 ago 2021, 13h00 •
  • robos-humanoides-da-boston-dynamics-fazem-muito-mais-que-dancar-casa.com-6-pplware
    (Pplware/Reprodução)

    Já temos assistentes virtuais capazes de dizer a previsão do tempo, colocar músicas e até ajudar a fazer compras; temos também robô com cidadania! Por isso, não deve ser muita surpresa ver os vídeos publicados pela Boston Dynamics, que o robô Atlas robôs faz manobras, saltos, cambalhotas e uma série de truques incríveis para máquinas.

    Levando o robô humanóide ao limite, os engenheiros da empresa desenvolveram novos movimentos animados a partir de comportamentos humanos, explorando a próxima geração de mobilidade, percepção e habilidades atléticas. Através da ação do parkour, os robôs Atlas completaram a complexa pista de obstáculos quase sem falhas.

    robos-humanoides-da-boston-dynamics-fazem-muito-mais-que-dancar-casa.com-2-designboom-boston-dynamics
    (Boston Dynamics/Designboom)
    Continua após a publicidade

    No segundo vídeo, os engenheiros da Boston Dynamics fornecem uma avaliação das capacidades do Atlas. O sistema de controle avançado e o hardware do mecanismo fornecem ao robô a força e o equilíbrio para demonstrar agilidade no nível humano.

    Veja também

    robos-humanoides-da-boston-dynamics-fazem-muito-mais-que-dancar-casa.com-1-designboom-boston-dynamics
    (Boston Dynamics/Designboom)
    Continua após a publicidade

    O robô está adaptando seus comportamentos com base no que vê, repetindo o exercício de parkour, com isso, nenhuma pré-programação de todos os movimentos possíveis é necessária. Ao em vez disso, a equipe definiu um conjunto menor de modelos de comportamento que podem ser relacionados ao ambiente.

    robos-humanoides-da-boston-dynamics-fazem-muito-mais-que-dancar-casa.com-7-youtube-boston-dynamics
    (Boston Dynamics/YouTube)

    “Pode ser frustrante às vezes, os robôs caem muito!” Conta Benjamin Stephens, líder de controle do Atlas. “Não é o robô que decide magicamente fazer parkour, é uma espécie de rotina coreografada, bem como um vídeo de skate e parkour, onde é um atleta que pratica esses movimentos dezenas ou centenas muitas vezes para chegar a essa empolgante capacidade de alto nível.”

    Continua após a publicidade
    robos-humanoides-da-boston-dynamics-fazem-muito-mais-que-dancar-casa.com-4-AP-news-josh-reynolds
    (Josh Reynolds/AP News/Reprodução)

    E completa explicando que a queda também ajuda na melhoria dos protótipos. “Nós aprendemos muito em termos de como construir robôs que podem sobreviver caindo de cara, se levantando e fazendo isso de novo. Também aprendemos muito sobre o comportamento, o controle, aquilo que coloca um pé na frente do outro.”

    robos-humanoides-da-boston-dynamics-fazem-muito-mais-que-dancar-casa.com-5-youtube-boston-dynamics
    (Boston Dynamics/YouTube)
    Continua após a publicidade

    O robô Atlas tem um dos sistemas hidráulicos móveis mais compactos do mundo. O sistema de controle avançado permite uma locomoção altamente diversificada e ágil, enquanto os algoritmos raciocinam por meio de complexas interações dinâmicas que envolvem todo o corpo e o ambiente para planejar os movimentos. Atlas usa partes impressas em 3D para fornecer a relação força-peso necessária para saltos e cambalhotas.

    *Via Designboom

    Publicidade
    TAGS: