O escritório de arquitetura Cobe criou duas estações de recarga para carros elétricos na Dinamarca, que têm estruturas de madeira projetadas para criar uma atmosfera zen.
Concluída como a primeira de uma rede de 48 estações de recarga em construção ao longo das rodovias escandinavas, as estruturas foram projetadas com materiais naturais para criar uma experiência diferente dos postos de gasolina tradicionais.
“Ao criar o projeto, primeiro olhamos para os postos de gasolina tradicionais – caracterizados por ruído, odor e letreiros de neon”, disse o fundador da Cobe , Dan Stubbergaard. “Então, nos perguntamos, ‘como seria uma estação de carregamento para carros elétricos, usando apenas materiais e luz natural e projetando-a para recarregar as baterias de veículos e motoristas?'”
As estações de recarga nas cidades de Fredericia e Knudshoved, no centro da Dinamarca, foram construídas usando a mesma estrutura modular semelhante a uma árvore de madeira.
Em Fredericia, o abrigo que cobre a estação de carregamento era feito com doze árvores conectadas, que sustentam um grande telhado, enquanto em Knudshoved, duas árvores independentes cobrem as bombas.
As estações de carregamento de Cobe se assemelham às formas de bombas de gasolina pelo fato de desempenharem uma função semelhante. No entanto, o estúdio queria que a arquitetura representasse a natureza mais sustentável do transporte elétrico.
“A energia e a tecnologia são verdes, por isso queríamos que a arquitetura, os materiais e o conceito refletissem isso”, disse Stubbergaard. “E se uma estação de carregamento pudesse lembrar uma copa de árvore que filtra a luz e oferece sombra? O conceito de design consiste em um conjunto de copas, cada uma simbolizando uma árvore – com um ‘tronco’ e uma ‘coroa’. As árvores podem ser autônomas ou montadas em um bosque.”
Para criar este ambiente mais natural, Cobe criou um sistema modular de componentes de madeira que poderia ser adaptado a vários locais e facilmente montado, desmontado, reciclado e reutilizado.
Junto com a criação de uma estrutura de madeira, o estúdio adicionou árvores, grama e plantas à estação, que também é coberta por um telhado verde. “Decidimos desde o início rejeitar materiais artificiais, tintas e vernizes venenosos e asfalto, em favor de materiais naturais”, disse Stubbergaard.
Criar um lugar agradável para passar o tempo era uma preocupação central, já que carregar um carro elétrico leva muito mais tempo do que abastecer um veículo com gasolina. “Queríamos criar uma pausa mental significativa para as pessoas recarregarem suas baterias quando estiverem em movimento – um espaço verde não comercial com uma sensação agradável, tranquila e zen”, acrescentou Stubbergaard.
x
x