Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

No dia da Consciência Negra, que tal conhecer o museu Afro Brasil?

Localizado no edifício projetado por Oscar Niemeyer, o museu tem programação especial nesta quinta (20)

Por Da Redação
20 nov 2014, 12h56 • Atualizado em 14 dez 2016, 12h26
  • Museu Afro Brasil

    Aberto em 2004, o museu Afro Brasil está localizado no Pavilhão Manoel da Nóbrega, no Parque do Ibirapuera. O prédio faz parte do conjunto arquitetônico projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer na década de 50. Na época, o projeto previa a construção de cinco edifícios, onde cada um deles tinha a função de abrigar uma atividade de destaque da cultura e economia paulistanas.No pavilhão, chamado de Palácio das Nações, o objetivo era difundir as artes. Mais tarde, em 2004, o Museu Afro Brasil foi criado. Com mais de 6 mil obras, entre pinturas, esculturas gravuras e outras artes, o acervo do museu expõe aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros.

    No dia da Consciência Negra, o museu preparou uma programação especial, que inclui palestras, apresentações musicais e até lançamento de livros. Confira:  

    Serviço: Dia da Consciência Negra 

    Onde: Museu Afro Brasil no Pavilhão Manoel de Nóbrega – Parque do Ibirapuera.

    Continua após a publicidade

    Quando: Hoje, quinta-feira (20)

    Horário: Das 11h às 14h.

    Entrada: As vagas são limitadas então é preciso fazer inscrição pelo email eventos.educacao@museuafrobrasil.org.br

    Continua após a publicidade

    13h00 Apresentação musical – Grupo Vana KemboApresentação musical com um grupo formado por 5 músicos congoleses, que vivem no Brasil, acompanhados por instrumentos típicos de percussão, como o djembé. O Grupo já participou da Virada Cultural de 2008.

    3h45 Contação de Histórias – Aos pés do baobá – “Histórias Afrobrasileiras”Os visitantes serão recebidos na Biblioteca do Museu Afro Brasil, com apresentação da biblioteca e da obra da escritora Carolina Maria de Jesus. Em seguida serão convidados a ouvir e conversar sobre histórias que remetem a diversas formas de resistências que marcam as identidades de nosso povo e revelam a forte presença das matrizes africanas na cultura brasileira.

    14h00 Exibição de filme no Auditório (parceria com a TV Globo – Projeto Pipoca) – BesouroBesouro é um filme brasileiro que conta a vida de Besouro Mangangá, um capoeirista brasileiro da década de 1920, a quem eram atribuídos feitos heróicos e lendários. Estreou nos cinemas do Brasil no dia 30 de outubro de 2009.

    Continua após a publicidade

    15h15 Brincadeiras do Congo Atividade com brincadeiras tradicionais congolesas. Os visitantes aprendem canções em kikongo e lingala; em seguida, participam de uma roda em que todos cantam e dançam ao som do djembé.

    16h30 2ª Exibição de filme no Auditório (parceria com a TV Globo – Projeto Pipoca) – BesouroBesouro é um filme brasileiro que conta a vida de Besouro Mangangá, um capoeirista brasileiro da década de 1920, a quem eram atribuídos feitos heróicos e lendários. Estreou nos cinemas do Brasil no dia 30 de outubro de 2009.29 de novembro, às 11h00  Contação de histórias – Aos pés do baobáEsse evento proporcionará aos visitantes um passeio pelo universo das narrativas africanas e afro-brasileiras.

    14h00 Ngoma – Nesta oficina os participantes aprenderão a confeccionar tambores; em seguida, serão convidados a aprender alguns toques e a participar de uma roda.  Os visitantes deverão retirar senhas no dia da oficina no setor de acolhimento.

    Publicidade