“A sustentabilidade envolve avanços tecnológicos e é um tema que se atualiza continuamente. É isso que traz a exposição: a arquitetura se adaptando a esses recursos”, explica Felipe Chaimovich, curador do MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo) que estreia duas exposições simultâneas, entre 20 de abril e 26 de junho.
Morada Ecológica tem curadoria da arquiteta francesa Dominique Gauzin-Müller e exibe mais de 50 projetos pioneiros de grandes nomes atuais da arquitetura ecológica do mundo, além de selar uma parceria entre o MAM e o museu francês Cité de l’Architecture & du Patrimoine. Já Razão e Ambiente, com curadoria de Lauro Cavalcanti, expõe 21 obras que mostram uma visão da arquitetura brasileira através de trabalhos de arquitetos como Lina Bo Bardi, Lucio Costa e de nomes atuais influenciados pelos profissionais. Para o curador do museu, há um diálogo entre as exposições já que “uma traz uma visão europeia (Morada Ecológica) e a outra (Razão e Ambiente) uma reflexão do Brasil”.
Quem for às exposições não pode deixar de notar a tecnologia de ponta nas questões arquitetônicas em Morada Ecológica e também Razão e Ambiente. Nesta última, a instalação mobiliária de 1964 de Lucio Costa é o destaque. Essas são dicas de Felipe Chaimovich e abaixo alguns trabalhos estão no MAM.
Morada ecológica e Razão e Ambiente Onde: Museu de Arte Moderna de São Paulo
Endereço: Parque do Ibirapuera
Quando: 20 de abril a 26 de junho de 2011
Horários: Terça a domingo, das 10h às 17h30 (com permanência até às 18h).
Ingresso: R$ 5,50