Abaixo, cozinhas americanas, integradas com a sala, para aproximar o cozinheiro das visitas
Por Da Redação
Atualizado em 29 fev 2024, 18h01 - Publicado em 3 jan 2024, 19h00
Projeto de Pixel Arquitetura. (Rafael Renzo/Casa.com.br)
Antes, elas eram chamadas de cozinhas americanas. Agora, a cozinha americana virou padrão (e paixão) em muitas casas brasileiras. Pudera: quem cozinha não quer ficar isolado dos amigos ou da família. Eletrodomésticos de última geração e revestimentos fáceis de limpar minimizam o principal empecilho dos amantes de cozinhas abertas – fumaça e cheiro de gordura.
Aprenda com essas 49 cozinhas americanas (ou cozinhas integradas…), como combinar o piso (que deverá servir à sala e à cozinha) e que tipo de armários escolher. Nós, por aqui, amamos falar de cozinha. Por isso, também preparamos outras matérias para você, como a seleção de 26 cozinhas com ilha (que também é um sonho).
1/49 A faixa de espelho de 3 x 40 m, instalada a 1 m do chão, reflete a luz externa e também a mesa de desenho inusitado: ela foi inspirada numa prancha de surfe. (Divulgação/Casa.com.br)
2/49 O piso de granilite e as paredes brancas, além de práticos, reforçam ainda mais a sensação de amplitude. No fundo, onde fica a cozinha, o toque de cor vem do vidro laminado verde que cobre a parede atrás da pia, dos armários e dos eletrodomésticos. (Divulgação/Casa.com.br)
3/49 Na parede da cozinha, um rasgo horizontal sem esquadrias traz mais luz para o interior. (Divulgação/Casa.com.br)
4/49 A cozinha, é sutilmente separada da sala por uma bancada de madeira laqueada de branco e acompanhada por banquetas italianas de design contemporâneo. (Divulgação/Casa.com.br)
5/49 A cozinha se abre para o living e recebe a luz do terraço. (Divulgação/Casa.com.br)
6/49 Para garantir ainda mais luminosidade - branco - no piso e nas paredes, e também do vidro, que dá transparência aos armários planejados e cobre a mesa, com base de madeira, que separa os dois ambientes. (Divulgação/Casa.com.br)
7/49 Materiais naturais e cores neutras, têm o poder de acalmar. O piso foi revestido de pedra limestone. (Divulgação/Casa.com.br)
8/49 Embutida num armário de 5 m, com pintura de laca branca e vidro acidato com aço inox. (Divulgação/Casa.com.br)
9/49 Nesta reforma, para conseguir a integração dos ambientes, a arquiteta Graziella Mousalli manteve a unidade visual por meio das cores claras e dos acabamentos. (Divulgação/Casa.com.br)
10/49 O piso de cimento queimado cobre toda a área, enquanto pastilhas de cerâmica natural, cor bege argila, definem o espaço da preparação de alimentos. (Divulgação/Casa.com.br)
11/49 As arquitetas Claudia Veloso, Carla Marçal e Ani Cuenca conseguiram trazer a luz e a ventilação necessárias ao apartamento de 63 m2. (Divulgação/Casa.com.br)
12/49 Repare nos detalhes cheios de estilo: os azulejos de demolição, que formam um colorido painel sobre do fogão. (Divulgação/Casa.com.br)
13/49 Parede de pedra miracema, tacos de amêndola e acessórios rosa, uma das cores preferidas da proprietária, dão o tom a este espaço onde a cozinha ocupa apenas 4 m2. (Divulgação/Casa.com.br)
14/49 Uma bancada única de nogueira-americana, a mesma madeira dos armários, apóia o aparelho de som e também serve de mesa. (Divulgação/Casa.com.br)
15/49 Os arquitetos do escritório Edgar Casagranda criaram uma bancada de granito branco polar com cooktop e cuba, que delimita e ao mesmo tempo une os dois ambientes. (Divulgação/Casa.com.br)
16/49 As paredes pintadas com tinta acrílica levam o mesmo tom do piso laminado, uniformizando o espaço de 37 m2. (Divulgação/Casa.com.br)
17/49 Base neutra e clara, e móveis de múltipla função para fazer o espaço render. Quando recebe visitas, um aparador encaixa-se sob o balcão, criando uma mesa para quatro pessoas. (Divulgação/Casa.com.br)
18/49 O piso foi revestido de porcelanato. Já a parede da pia recebeu cerâmicas branca e bege aplicadas no sentido diagonal e reto. (Divulgação/Casa.com.br)
19/49 A mesa de refeições também acomoda os amigos para o jantar. (Divulgação/Casa.com.br)
20/49 No vão sob a escada ficam o refrigerador, nichos de MDF para o microondas e uma colméia para vinhos. (Divulgação/Casa.com.br)
21/49 O armário vermelho cor estimulante, segundo estudiosos e o tapete de ladrilho hidráulico com peças de diferentes tons atendem o pedido do proprietário, que queria um pouco de cor no ambiente de cerca de 17 m2. (Divulgação/Casa.com.br)
22/49 O balcão de imbuia e madeira laqueada, que separa a cozinha da sala, é usado dos dois lados para guardar a louça. (Divulgação/Casa.com.br)
23/49 O piso de porcelanato branco, em placas de 60 x 60 cm, garante um visual requintado que ganha reforços com clássicos do design. (Divulgação/Casa.com.br)
24/49 A cozinha esbanja luminosidade, trunfo da combinação do piso de mármore, dos armários brancos e das amplas janelas. (Divulgação/Casa.com.br)
25/49 Sobre a antiga geladeira vermelha habita um ícone kitsch: o famoso pingüim de porcelana. Para delimitar a área, a proprietária escolheu o piso preto e branco de cerâmica. (Divulgação/Casa.com.br)
26/49 Supercolorida e totalmente aberta, a cozinha une-se à sala por meio do balcão de madeira. (Divulgação/Casa.com.br)
27/49 A chapa de inox rugoso e o mármore no piso deixam claro quais são os limites entre os dois espaços. Para destacar um elemento em meio aos gabinetes brancos, pau-marfim como moldura em duas portas do armário. (Divulgação/Casa.com.br)
28/49 Para tirar o máximo proveito do verde, as amplas janelas com estrutura de alumínio servem de moldura para a mata. (Divulgação/Casa.com.br)
29/49 Prateleiras suspensas de madeira pintada organizam as taças e os copos. A bancada de almoço, revestida de pastilhas de vidro no tampo, delimita as áreas sem isolá-las. (Divulgação/Casa.com.br)
30/49 O que delimita as duas áreas é a diferença entre o piso placas de cerâmica e madeira. (Divulgação/Casa.com.br)
31/49 Prateleiras de vidro sustentadas por tubos metálicos exibem objetos decorativos para os dois cantos. (Divulgação/Casa.com.br)
32/49 Todo o aparato chama atenção: o fogão, importado da Itália, é uma máquina; o modelo a lenha é bastante usado no inverno; a coifa tem motores potentes. (Divulgação/Casa.com.br)
33/49 No lugar onde se preparam os alimentos o piso é de porcelanato e no canto de refeições optou-se por tábuas de amêndola. (Divulgação/Casa.com.br)
34/49 Os eletrodomésticos vieram dos Estados Unidos e os armários de aço e madeira maple da Itália. Ao redor da mesa e das cadeiras Tulipa, de Eero Saarinen, os amigos experimentam as delícias feitas pelo proprietário. (Divulgação/Casa.com.br)
35/49 Como a proprietária é vegetariana, não há necessidade de coifa e freezer. Preso ao teto, o paneleiro de metal forma um interessante arranjo de acessórios culinários. (Divulgação/Casa.com.br)
36/49 Para dar continuidade à ala social, o piso é o mesmo, de réguas de garapa, e recebeu proteção de sinteco fosco com verniz poliuretano. (Divulgação/Casa.com.br)
37/49 Depois do almoço, ninguém quer saber de ir embora. Pudera, os sofás confortáveis bem ao lado convidam a estender as conversas do cafezinho até altas horas. (Divulgação/Casa.com.br)
38/49 A estante laqueada tem o mesmo material da mesa. (Divulgação/Casa.com.br)
39/49 Pastilhas de vidro branco-gelo nas paredes e piso de madeira tauari, protegida com sinteco. Se a porta de marfim, com seis folhas de correr, fica aberta, a sala de jantar se transforma na extensão da cozinha. (Divulgação/Casa.com.br)
40/49 Quando é preciso, uma porta de correr isola a cozinha do jantar. O cimento queimado ocupa cada centímetro do piso deste apartamento, sem excessos nem toques de cor, assim, estar, jantar e cozinha ficam totalmente integrados. (Divulgação/Casa.com.br)
41/49 Pastilhas de porcelana fosca na área de serviço, cozinha, estar e jantas integram todos esses ambientes. O carrinho com rodízios é um curinga e tanto: ele serve de apoio no preparo das refeições ou expõe petiscos quando chega visita. (Divulgação/Casa.com.br)
42/49 Note que as áreas podem ser totalmente isoladas pela porta de correr. (Divulgação/Casa.com.br)
43/49 Em frente aos armários que mesclam MDF com laqueação meio-brilho e pau-ferro da cozinha, uma mesa revestida de laca azulcarbono, servida com banquetas de fibra de vidro, reinventa a sala de jantar. Nessa área, o piso é de granilite, enquanto o living (no alto) exibe tacos de peroba-rosa e perobinha e o escritório (acima), tacos de ipê. (Divulgação/Casa.com.br)
44/49 Materiais nobres, como o piso de mármore carrara, e peças assinadas fazem parte da receita para transformar uma área de 84 m2 no espaço sob medida para um homem solteiro. (Divulgação/Casa.com.br)
45/49 A cozinha faz fronteira com a sala apenas pelo inusitado balcão circular revestido de pastilhas de casca de coco. (Divulgação/Casa.com.br)
46/49 Não há armários, mas uma coluna com nichos alguns vazados, outros com portas. O gabinete da pia, feito por um marceneiro à imagem e semelhança das geladeiras de bar, tem nos rodízios um toque de graça. (Divulgação/Casa.com.br)
47/49 A transição para a sala, sem nenhum tipo divisória, é feita por uma faixa de cimento queimado. (Divulgação/Casa.com.br)
48/49 Não falta luz natural, graças à clarabóia com telhas de vidro que a moradora fez questão de abrir. (Divulgação/Casa.com.br)
49/49 A bancada de mármore e os acessórios de inox expõem os apetrechos e ingredientes mais usados e sem nenhuma bagunça. (Divulgação/Casa.com.br)
Produtos para cozinha
Kit Potes de Plástico Hermético, 10 unidades, Electrolux
Dicas, inspirações e notícias sobre decoração, arquitetura, jardinagem e organização para sua casa. Quem mora, precisa! Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter