O Burning Man 2019 vai inovar o festival com uma instalação de arte desconstruída: o Steam of Life Pavilion (“vapor do pavilhão da vida”, em português). A ser construída na edição deste ano – que ocorrerá do dia 25 de de agosto a 2 de setembro, no Deserto de Black Rock, Nevada, EUA –, a obra oferecerá ao público a experiência da tradicional sauna finlandesa.
Projetado pelo escritório JKMM Architects em conjunto com o coletivo Sauna On Fire, o pavilhão de madeira incorpora os elementos físicos típicos de uma sauna finlandesa. Além disso, compreende um edifício de madeira minimalista, em escala humana, que envolve luz e sombra naturais no encontro anual, imerso no ambiente quente de Black Rock Desert.
A equipe de design recebeu influência da tradicional “sauna”, a única palavra finlandesa adotada pela língua inglesa e uma comparação comum usada na Finlândia para descrever as condições quentes do deserto.
Uma passagem guiará os visitantes até o pavilhão de sauna circular, protegido pela luz severa do local e que oferece uma atmosfera influenciada pelas saunas típicas encontradas em toda a Escandinávia.
Através desta passagem, o público será levado à sala de vapor “Löylyhuone” – o coração de uma sauna finlandesa –, com bancos de madeira e o aquecedor “Kiuas“. Depois de desfrutar a sauna, os visitantes entrarão em um espaço suavemente iluminado, que se abre para um pátio de átrio centralizado.
Na ausência de água gelada e natural, o pátio oferece um oásis sombreado para relaxamento e meditação. Como as saunas da Finlândia, o Steam of Life Pavilion absorve o senso compartilhado da humanidade de uma forma memorável e atemporal.
“Na Finlândia, todos estamos muito orgulhosos da nossa cultura de sauna. Portanto, é uma verdadeira honra para a nossa equipe de design compartilhar uma experiência de sauna genuína, purificadora e meditativa com o público audacioso e curioso de um homem em chamas”, diz Samppa Lappalainen, arquiteto e CEO no JKMM Architects.
“Por isso, estou super empolgado para ver as reações e ouvir o feedback dos convidados sobre o nosso pavilhão”, finaliza Lappalainen.