Black Friday: dicas e cuidados para aproveitar as ofertas
A data é atrativa para quem deseja construir, reformar e decorar a casa, mas é preciso ter cautela com as compras
A Black Friday está chegando: na próxima sexta-feira (27) e diversas lojas irão oferecer promoções para quem quer começar o próximo ano com a casa repaginada – seja com novos móveis e eletrodomésticos ou objetos decorativos. Mas, afinal, comprar durante a Black Friday vale a pena? Como avaliar o que realmente é necessário e bom para a casa, especialmente neste momento em que muitas compras estão sendo realizadas online?
Fazer uma lista com o que você realmente quer e precisa e comprar é o primeiro passo para prevenir compras impulsivas. No caso de um eletrodoméstico, por exemplo, confira antes as medidas e voltagem da sua casa, assim como as características dos modelos disponíveis no mercado. Atenção para produtos que saíram de linha mas ainda estão sendo vendidos, pois podem não ser trocados pelo mesmo modelo caso apresentem algum defeito.
“Nessas liquidações, as lojas costumam colocar com um preço atrativo justamente aquele final de estoque, que pode não ser da amperagem aplicada na cidade”, conta Renan Pinotti, da Fibra Arquitetura. O mesmo cuidado vale para os móveis: saber a dimensão exata da mobília e do cômodo em que ele será colocado evita a frustração de ver que não há espaço para o item. Da mesma maneira, confira a data de entrega do produto para se programar para recebê-lo, principalmente se você mora em um condomínio com regras para recebimento e transporte de grandes itens.
Materiais para construir, reformar e decorar
“Revestimentos, louças sanitárias, metais para banheiro e cozinha e até mesmo papéis de parede costumam entrar em promoção, mas é preciso avaliar bem a compra para não se prejudicar com a empolgação”, pontua Camila Pinotti, da Fibra.
Dicas e cuidados para comprar na Black Friday
- De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o comprador pode desistir da compra em um prazo de até 7 dias após o recebimento “sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio”. Ou seja: você tem este período para solicitar a devolução e reembolso. Condições de troca devem ser analisadas com cada loja.
- O mesmo produto pode ser vendido em diferentes lojas, mas além da variação de preço do item, veja também o valor do frete em cada um dos e-commerces.
- Para saber se uma loja é confiável, confira a reputação dela no site do Procon, Reclame Aqui ou Ebit.