De origem milenar, o futon carrega uma tradição que cruzou os séculos. Muitos historiadores traçam a origem da peça na Ásia antiga e datam sua expansão como parte do comércio entre as civilizações antigas, assim como sua chegada na Europa.
Atualmente, o futon ganhou diversas releituras e adaptações para se adequar aos diferentes cômodos de um projeto e as necessidades do cotidiano, porém sem deixar de lado suas características clássicas: praticidade e conforto!
Claudia Yamada e Monike Lafuente, arquitetas responsáveis pelo Studio Tan-gram, adoram trabalhar com a peça, principalmente pela versatilidade de criar recantos nos projetos. Confira sugestões de espaços onde o futon vai bem, dicas das profissionais e sugestões de décor realizados por elas. Inspire-se:
Aconchego para as áreas sociais
Os espaços sociais de um imóvel são ideais para socializar e se divertir, assim como receber convidados especiais. Por isso, o futon é uma peça coringa que combina com sala de estar, varandas, áreas gourmet e muito mais!
Nos ambientes de convívio, descontração e que precisam acomodar mais pessoas, optar por um futon otimiza o espaço, podendo se adequar em dimensões que não comportam sofás, já que estes, normalmente, possuem uma estrutura de maior densidade e menos flexível.
“Os futons apresentam uma profundidade menor e estruturas mais enxutas”, enfatiza Monike.
Futons em quartos multiuso
Um quarto extra pode ser um local bem especial na casa, seja para instalar uma brinquedoteca para os pequenos, um cantinho gamer, uma minibiblioteca, um ateliê caseiro ou mesmo um espaço reservado para estudos ou execução de algum hobby.
Nessas ocasiões, os futons caem como uma luva, deixando o projeto mais divertido, lúdico e funcional, afinal a peça pode funcionar como um sofá ou cama, auxiliando inclusive, em um quarto de hóspedes improvisado.
Home office confortável
As jornadas de trabalho precisam ser balanceadas com momentos de relaxamento e descompressão, para isso, incluir um local de descanso no home office auxilia, inclusive, na produtividade. Além disso, em caso de escritórios e espaços comerciais, o futon pode ser uma ótima escolha para o repouso nos horários de intervalo e socialização.
O futon também ajuda a quebrar a austeridade dos ambientes, deixando o espaço mais convidativo e acolhedor. As almofadas também possuem uma grande importância nesse contexto, criando um recanto de aconchego e infinitas possibilidades de harmonização entre a paleta de cores. Para esses arranjos, as arquitetas dão uma dica valiosa sobre as combinações entre a peça e as almofadas.
“É interessante deixar o futon em um tom mais neutro e as almofadas em cores mais chamativas, porém o contrário também pode ser feito, deixando o tecido do futon mais vivo e as almofadas em uma paleta neutra”, orienta Claudia.
Aproveitando cada espaço
Outro trunfo é que as estruturas a qual os futons são associados (normalmente de marcenaria ou MDF), possuem uma composição vazada e, exatamente por isso, concebem mais espaços para armazenamento. Além disso, a estrutura leve deixa a peça mais fácil de ser removida para a limpeza e higienização do local.