As plantas aéreas, ou airplants, são opções práticas para trazer o verde para a casa. Elas fazem parte da família das Tillandsias e só no Brasil existem cerca de quarenta tipos delas. Dá para comprar em lojas ou até mesmo sites de jardinagem. E o mais legal é que possível fazer arranjos incríveis com as plantas aéreas ou mesmo incorporá-las em outros vasos. O cultivo é simples, mas requer cuidado: ainda que não precisem de terra, estas espécies precisam de água. Assim que comprá-la, deixe a planta imersa em um recipiente com água filtrada de 20 a 30 minutos. Em seguida, chacoalhe para tirar o excesso e deixe secar completamente antes de “plantar” – ou apenas colocá-las no vaso. A manutenção é feita com uma pulverizada bem leve de água a cada cinco dias para manter a hidratação sem encharcar. Confira estes 17 jeitos criativos de cultivar airplants e também caia de amores pela mais nova queridinha dos paisagistas.
1. Rolhas
Nada melhor para cultivar as primeiras airplants do que rolhas cavadas. Neste display, foram colocadas em ordem, na vertical e cabe em qualquer cantinho da casa.
2. Galho seco
Um galho seco bem ornamental já seria uma decoração ótima para a parede lisa, com a adição de várias airplants e um cacto-macarrão, virou um arranjo incrível.
3. Janela
Escolha um altura em que não atrapalhe a visão e prenda a airplant com linha de pesca.
4. Madeira
Sobras de madeira foram lixados e viraram vasos angulosos e sofisticados para airplants.
5. Pedra
Como não amar esse arranjo de airplant + cristal roxo?
6. Corda
Um simples pedaço de corda pendurado pode acomodar inúmeras plantinhas aéreas, é só ir formando nós para dar suporte e montar um jardim vertical.
7. Conchas
Um jardim vertical feito de conchas e airplants é o projeto perfeito para uma casa de praia. Escolha conchas bonitas e resistentes e coloque esse “projeto verão” em prática!
8. Potes
Dispostas em potes vazios, as airplants parecem fazer parte de um laboratório ou da aula de herbologia da Professora Sprout, do Harry Potter.
9. Vidro
Poderia ser um vaso sem graça de vidro, mas o arranjo feito com pedras ornamentais e plantinhas aéreas transformou o comum em extraordinário. Repare no fio bem fininho que sai da última pedra e sustenta as airplants no lugar.
10. Parede viva
Quer delimitar ambientes sem perder luminosidade? Invista nas paredes vivas, ainda mais se forem feitas com airplants, que dão leveza e a sensação de vegetação flutuante.
11. Espelho
A moldura coberta de plantas aéreas é um coringa para quem deseja incluir natureza dentro de casa, mas está completamente em espaço.
12. Centro de mesa
Outra peça de vidro sem graça que virou algo incrível! Depois de receber a pintura dourada e criar um geométrico super moderno, só foi preciso encher com aqueles feijõezinhos de pedra (pedras de aquário também servem) e colocar a airplant para criar um arranjo lindo.
13. Nicho
Nichos de madeira crua receberam pregos na parte interna e fios coloridos, que formam um monte de triângulos para receber as airplants. Quando pendurados ou empilhados, eles parecem uma obra de arte contemporânea.
14. Guirlanda
A tradicional guirlanda de natalina agora pode ficar na porta o ano inteiro, graças às airplants que revestem toda a estrutura.
15. Jardim Zen
Um gênio resolveu desconstruir um jardim zen e adicionar airplants. O arranjo, com distribuição irregular de areia e pedras, ficou super moderno e clean.
16. Suspensas
Presas por um fio de arame bem fininho, as plantas parecem flutuar em cima dos vasos, que, nesse caso, só tem função decorativa mesmo.
17. Móbile
Um projeto incrivelmente fácil (a parte mais complicada é ter onde pendurar) para o ambiente interno que valoriza e dá movimento às airplants. Fios em tamanhos diferentes deixam a peça mais harmoniosa.