Passo a passo: customize um banquinho com tecido e tinta
Em algumas horas, o banquinho pode dar adeus ao tom neutro da madeira e ganhar uma vibrante mescla de cores e desenhos. Copiar é fácil, fácil
Customizar móveis é um dos passatempos preferidos da publicitária paulista Doris Alberte. Ela já decorou vários itens combinando pintura à mão livre e aplicação de papel, pano e até guardanapo para découpage. “Misturar técnicas costuma render bons resultados”, avalia. Aqui, ela ensina a personalizar uma peça com tinta e tecido. E dá a dica: “Prefira os de algodão, pois os sintéticos ficam transparentes. Chita se faz uma bela escolha − é bonita, alegre e bem baratinha”.
1- Lixe o móvel, primeiro com a folha nº 100 e depois com a nº 150. Limpe com um pano úmido. Passe duas demãos da tinta branca e espere secar.
2- Aplique cola diluída (nove partes de cola para uma de água) na área que deseja cobrir.
3- Coloque o tecido deixando-o bem esticado.
4- Depois de seco, aplique no pano outra solução de cola – desta vez, são seis partes para quatro de água. Deixe secar novamente.
5- Corte a sobra do tecido o mais rente que conseguir.
6- Para eliminar as rebarbas, lixe cuidadosamente com a folha nº 100 até desgastá-las.
7- Pinte os pés do banco com a tinta para artesanato. Use a criatividade – aqui, foram escolhidas cores presentes na estampa do tecido.
8- O verniz em spray dá o acabamento.
9- Em algumas horas, o banquinho pode dar adeus ao tom neutro da madeira e ganhar uma vibrante mescla de cores e desenhos. Copiar é fácil, fácil.