As suculentas conquistaram os corações de todos! São tantos tipos e formatos que é super fácil encontrar uma que se encaixa na sua decoração. Outra tendência, são as plantas e jardins suspensos, uma ótima forma de incorporar verde na casa mesmo com pouco espaço. Então, por que não juntar as duas coisas? Confira abaixo espécies de suculentas suspensas para ter em casa, com dicas de cultivo da paisagista Renata Guastelli.
“As suculentas são plantas ideais para quem não tem muito tempo ou experiência em jardinagem. Elas são conhecidas por armazenar água em suas folhas, o que as torna mais resistentes à falta de rega. Além de serem fáceis de cuidar, as suculentas também apresentam uma grande variedade de formas, cores e tamanhos, o que as torna ótimas opções para criar arranjos e composições interessantes”, diz Renata.
1. Crassula Muscosa
Nativa da África do Sul e Namíbia, essa suculenta tem crescimento rápido e pode atingir 30 cm de comprimento. Ela prefere sol direto e rega moderada e suas folhas parecem cordas trançadas delicadas.
2. Kalanchoe Uniflora
Essa bela suculenta tem lindas pequenasflores cor de rosa. “Ela não precisa de sol direto, apenas iluminação natural por algumas horas diariamente. Resiste à seca e deve ser regada somente quando não está úmida”, afirma Renata. “A Kalanchoe Uniflora atinge até 45 centímetros de comprimento”, completa.
3. Colar de Jade
A Crassula Rupestris Marnieriana parece um conjunto de miçangas, daí seu nome popular. Ela cresce devagar, mas pode chegar de 15 a 20 cm de comprimento. Renata explica que deve ser regada somente quando o solo estiver seco. “Ela prefere altas temperaturas, mas é resistente ao inverno se mantida em local seco”, comenta.
4. Rosinha de Pedra
Com o nome mais charmoso, a Rosinha de Pedra, nomenclatura popular dada à espécies do gênero Orostachys. Trata-se de uma planta originária do Japão, com folhas arredondadas, que pode ser cultivada de forma suspensa. A recomendação é utilizar solo bem drenado e com regas sem exageros, preferencialmente pela manhã.
5. Dedo-de-moça
Também chamada de dedinho-de-moça ou rabo-de-burro, a Sedum morganianum é uma planta originária do México. “Gosta de bastante luminosidade, mas o sol deve chegar até ela de forma indireta. Prefere solo arenoso e bem drenável”, explica a paisagista.