Plantas suspensas: 18 ideias para usar na decoração
Confira esta seleção de sugestões para trazer mais verde e bem-estar à sua casa
Por Larissa Faria
Atualizado em 14 fev 2023, 00h12 - Publicado em 9 fev 2023, 19h00
Projeto de Mar Arquitetura. (Jeff Stunner/Casa.com.br)
As plantas suspensas podem trazer mais vida, beleza e ar fresco à sua casa. Elas são indicadas especialmente para quem tem pouco espaço ou quer aproveitar um pé-direito alto.
Projeto de Studio Monfre Arquitetura. (Produção visual: Club Design Decor/ Fotos: Mônica Assan/Casa.com.br)
Se você está em dúvida sobre fazer um suporte para as suas plantas, saiba que os modelos feitos à mão, como os de macramê e prateleiras com cordas, são uma tendência cada vez mais presente nas casas. As espécies de plantas pendentes, como jiboia, samambaia, hera e peperômia são as ideais para esta finalidade, pois o caule e folhas delas crescem em direção ao solo, ou seja, para baixo.
Confira uma seleção de 18 boas ideias para quem quer colocar plantas suspensas no teto, sala, quarto, banheiro e outros ambientes:
1/18 As suculentas podem ser colocadas em vasos suspensos de tamanhos variados. (reprodução/eMarkooz/Casa.com.br)
2/18 Os vasos sky planter, da Casaquetem, são feitos com material reciclado e são indicados para espaços pequenos. (divulgação/Casaquetem/Casa.com.br)
3/18 As flores do jardim ganham destaque nesses potes de vidro reaproveitados de conservas. (reprodução/pinterest/Casa.com.br)
4/18 Um cinto formou a estrutura suspensa deste vaso. (Unsplash/gryffynm/Casa.com.br)
5/18 Os lustres e pendentes foram combinados às cores dos vasos, formando um espaço aéreo harmônico neste ambiente. (reprodução/Kristan Lieb/Casa.com.br)
6/18 No quarto, uma arara de roupas ou barra suspensa podem ser o apoio para os vasos. (reprodução/notanotherplant/Casa.com.br)
7/18 A umidade do banheiro pode ser ótima para algumas espécies de plantas. Colocando folhas de eucalipto no box, por exemplo, você ganhará um ambiente perfumado com o auxílio do vapor do chuveiro. (Unsplash/Curology/Phil-Hearing/Casa.com.br)
8/18 A jiboia é uma planta que se multiplica facilmente, e, por isto, deixá-la suspensa é uma ótima ideia. (Reprodução/Pinterest)
9/18 Não é preciso ter muito espaço para plantas temperos: além de decorativos, eles dão sabor aos pratos. (reprodução/gardenandhappy/Casa.com.br)
10/18 Os painéis de macramê são uma tendência acompanhada pelas plantas: os suportes são feitos com a mesma técnica. (Unsplash/Paul Hanaoka/Casa.com.br)
11/18 Este suporte com plantas suspensas formou uma divisão entre os ambientes sem prejudicar a luminosidade da casa. (reprodução/pinterest/Casa.com.br)
12/18 A fachada ficou muito mais alegre com este vaso pendurado no lustre. (Unsplash/Victoria Heath/Casa.com.br)
13/18 A estrutura de iluminação deste ambiente incluiu espaço para as plantas. (Unsplash/Jean-Philippe Delberghe/Casa.com.br)
14/18 As plantas pendentes (que crescem em direção ao solo) são as mais apropriadas para varandas. Escolha espécies como samambaia, hera, jiboia e peperômia. (Unsplash/NRD/Casa.com.br)
15/18 As plantas trepadeiras adoram os suportes de madeira para expandir seu caule. (havedesign/Casa.com.br)
16/18 O vazio de um pé-direito alto foi ocupado pelo verde das plantas pendentes. (reprodução/pinterest/Casa.com.br)
17/18 Com uma prateleira e pedaços de corda, você pode montar um apoio para colocar suas plantas. (Unsplash/Severin Candrian/Casa.com.br)
18/18 Os pequeninos vasos de vidro esféricos suspensos junto aos bulbos de luz foram a escolha de Karla Barros para o projeto do Grand Hall. (divulgação/CASACOR/Casa.com.br)
Continua após a publicidade
Veja abaixo uma lista de produtos para começar seu jardim!
* Os links gerados podem render algum tipo de remuneração para a Editora Abril. Os preços e produtos foram consultados em janeiro de 2023, e podem estar sujeitos a alterações e disponibilidade.