Continua após publicidade

Quais plantas o seu pet pode comer?

Não dê bobeira e evite uma intoxicação desnecessária, mantendo distantes o seu pet e as plantas tóxicas. Aposte nas espécies liberadas:

Por Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 29 fev 2024, 11h57 - Publicado em 19 jul 2022, 13h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Pet com tutora em meio às plantas
    (vadim kaipov/Unsplash)

    Se você é daquelas pessoas que amam plantas e animais, é importante saber quais espécies podem conviver em harmonia com os bichanos e quais podem ser tóxicas. Afinal de contas, ninguém quer um bichinho doente e um toque de verde na casa não faz mal a ninguém, certo?

    O fato é que, na maioria dos casos, os pets adoram plantas, seja por serem filhotes ou por pura curiosidade, sabor e até por algum desconforto gastrointestinal. Isso é absolutamente comum, mas não significa que você precisa deixar toda planta fora de seu alcance.

    Gato filhote brincando com planta no chão
    (Dim Hou/Unsplash)

    Para te ajudar a fazer esta seleção, a paisagista Renata Guastelli preparou uma lista de plantas inofensivas e que podem trazer ainda mais cor e sabor para sua casa… e também para o paladar do seu melhor amigo de quatro patas.

    Continua após a publicidade

    Para começar: as saborosas ervas aromáticas e hortaliças, que podem ser cultivadas dentro de casa mesmo. Pode apostar com tranquilidade em:

    · Alecrim
    · Capim-limão
    · Coentro
    · Erva-do-gato
    · Hortelã
    · Manjericão
    · Manjerona
    · Salsa
    · Sálvia
    · Tomilho

    Já para as plantas e vegetações ornamentais, estão liberadas:

    Continua após a publicidade

    · Amor Perfeito: super coloridas na decoração e comestíveis até para os humanos, que utilizam em saladas e sobremesas.
    · Bambu: não tóxicas e está em alta na decoração, fica bonita em arranjos, vasos e jardineiras, além de poderem ser cultivados na terra ou até na água e gosta de sombra
    · Bromélia: apesar de não ser uma planta comestível, ela não é tóxica para cães e gatos. As lindas flores também são fáceis de cultivar porque não precisam de muita luz e são ideais para dentro de casa.
    · Camomila: lindas e delicadas, as flores da camomila podem ser ingeridas pelos pets e por humanos, em chás.
    · Lavanda: além de deixar o jardim lindo e aromático, ela não faz mal para os bichinhos. Além de poder ser usada em chás, saladas e doces.
    · Malva-branca: é uma planta ornamental não tóxica para gatos e cães e se vai muito bem em ambientes pequenos, como vasos e jardineiras. Ela pode ser deixada sob o sol constante.
    · Orquídea: elas não são tóxicas, mas será uma pena se o seu bichinho comer uma flor!
    · Violeta perfumada: é a Viola odorata, uma plantinha que exala aroma intenso e muito utilizada para ornamentar jardins e canteiros. Suas folhas são muito utilizadas em saladas, mas também podem ser servidas em receitas doces. Mas, atenção: violeta comum é extremamente tóxica para cães e gatos.

    Cachorro filhote em sala com muitas plantas
    (Joel Muniz/Unsplash)

    Agora, atenção para aquelas que são venenosas e que devem ser colocadas em local seguro – para os animais e para as plantas ficarem longe de mordidas! O melhor local para essas espécies é onde nenhum animal possa circular livremente:

    Continua após a publicidade

    · Antúrio
    · Azaleia
    · Bico-de-papagaio
    · Comigo-ninguém-pode
    · Copo-de-leite
    · Coroa-de-cristo
    · Costela-de-Adão
    · Espada-de-São-Jorge
    · Espirradeira
    · Hera
    · Jiboia
    · Lírio
    · Mamona
    · Violeta

    Publicidade
    Publicidade