Um espaço de relaxamento e contemplação: era isso que buscavam os moradores desta casa em um condomínio fechado de Cotia (São Paulo).
Para atender ao pedido, o paisagista Luciano Zanardo, do escritório Zanardo Paisagismo, planejou um jardim tropical de estilo contemporâneo. Seu objetivo foi criar áreas de destaque por meio de diferentes tipos de plantas, gerando, assim, um contraste com as paredes de cores mais neutras.
A exuberância do jardim já é percebida na entrada da casa: no canteiro, estão algumas unidades de Agaves Americanas com grandes folhas azuladas, localizadas entre duas esferas de concreto.
Outra planta para ser apreciada no local é o Guaimbé, que aparece ao lado da escada. Já no hall de entrada, fica o Capim do Texas Verde, que recebe os visitantes, além de uma pérgula coberta pela espécie conhecida como Sapatinho de Judia, que proporciona um lindo efeito visual.
Várias espécies tropicais também foram usadas. Entre os destaques, está o trio de Ravenalas de Madagascar, conhecida como a Árvore do Viajante, que tem em média 3 metros de altura e folhas abertas em formato de leque.
Além de valorizar o projeto, a planta também garante privacidade à família, impedindo que os vizinhos possam visualizar a piscina.
O projeto paisagístico inclui também um canteiro com bromélias, além da ornamental Estrelítzia Branca. Para dar vida ao imenso muro da casa, foi feito o plantio de grande quantidade da espécie Alpínia Variegata, criando-se uma fileira verde repleta de encanto.
E, pensando nas confraternizações a serem realizadas no espaço verde, um ambiente gourmet foi criado e possibilita os eventos entre o jardim e a piscina.
Assim como nos demais espaços, nele também há uma grande presença de plantas, tais como o Bálsamo e as Bromélias.