Continua após publicidade

Feng Shui no jardim: encontre equilíbrio e harmonia

Saiba como aplicar a prática de origem chinesa em sua própria casa e melhorar a harmonia do ambiente

Por Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 29 fev 2024, 12h13 - Publicado em 5 ago 2022, 13h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Jardim com portal em madeira
    (Homes and Gardens/Reprodução)

    Você sabia que a escolha dos tipos de plantas e a localização delas podem influenciar no equilíbrio energético do seu jardim? Pois é!

    Além de criar um espaço lindo, a prática do Feng Shui pode te ajudar a intensificar e ativar toda a energia vital do local, levando boas vibrações da natureza e acabando com os problemas que rondam o ambiente.

    Jardim com caminho de pedras e luminárias estilo oriental
    (Pinterest/Reprodução)

    “O Feng Shui é uma arte chinesa que promove a harmonização e o equilíbrio dos espaços, com o objetivo de torná-los mais prósperos e saudáveis”, pontua Juliana Viveiros, espiritualista da iQuilíbrio.

    Jardim externo com pergolado
    (Balcony Garden Web/Reprodução)
    Continua após a publicidade

    Segundo a especialista, essa técnica dissipa as energias de baixo nível e equilibra o fluxo energético, harmonizando os elementos Yin (céu) e Yang (terra), que, apesar de serem opostos, se complementam e têm muita importância na harmonização dos ambientes.

    A seguir, Viveiros destaca quais os elementos importantes devem estar no jardim e como cada um deve estar disposto.

    Como praticar o Feng Shui no jardim

    Jardim
    (Jan Canty/Unsplash)

    O jardim decorado segundo o Feng Shui tem como objetivo principal trazer harmonia. Segundo essa técnica, é aconselhável que o centro do jardim esteja vazio para que a energia flua livremente. Por isso bancos, plantas, árvores e outros elementos devem ficar localizados fora do centro.

    Continua após a publicidade

    Fontes de água

    Jardim com lago e plataforma deck em madeira no formato Ying Yang
    (Balcony Garden Web/Reprodução)

    Ter fontes de água é ideal, pois elas permitem equilibrar a energia Chi por meio do elemento da abundância. Mas atenção: a água deve fluir sempre! Nunca deve estar parada ou suja, pois isso atrai vibrações negativas.

    Além disso, evite o acúmulo de folhas e coloque pedras para amortecer a queda d’água. Isso proporcionará um som agradável e harmonioso.

    Pedras

    jardim com pedras
    (Narges Pms/Unsplash)
    Continua após a publicidade

    As pedras são muito indicadas nesse tipo de ambiente, pois possuem baixa energia e se adaptam bem à presença dos outros elementos como flores, plantas e até mesmo a terra.

    A dica é criar caminhos de pedras ou rodear canteiros com elas. Isso fará com que o seu jardim fique bonito e ainda dará ordem e sentido aos elementos. Evite, porém, deixá-las espalhadas ou sem utilidade. Lembre-se de que no Feng Shui tudo deve ter seu propósito.

    Plantas

    Jardim
    (Jan Canty/Unsplash)

    As plantas devem ser variáveis, saudáveis e, de preferência, verdes. As florais também são muito indicadas. E vale destacar que a cor delas influencia bastante no bem-estar e na vibração que está atraindo para seu lar.

    Continua após a publicidade

    Por exemplo, as azuis ou violetas são ótimas para atrair a riqueza da alma. Já as brancas atraem pessoas úteis, e as vermelhas trazem o romance.

    Desenho do jardim

    Jardim na frente de casa
    (Marta Bibi/Unsplash)

    O espaço não deve ser quadrado ou com desenhos em linha reta. A preferência é que ele tenha ondas e linhas curvas, pois elas permitem que a energia flua melhor pelo espaço. Os canteiros, por exemplo, são ótimas formas de organizar o local e manter o equilíbrio energético.

    Como se percebe, não basta apenas dispor as plantas, as flores e os demais elementos no local. É necessário saber organizá-los e entender a finalidade de cada um para usufruir dos benefícios que eles oferecem.

    Continua após a publicidade

    “Se aplicada corretamente, essa técnica trará benefícios emocionais e até físicos para os moradores, além de tornar o ambiente mais próspero e saudável”, conclui a especialista.

    Publicidade
    Publicidade