Quem nunca sonhou em ter o lar repleto de plantas e flores, com inspiração no estilo Urban Jungle? Entretanto, muitas pessoas acreditam não ser possível a realização desse desejo por morarem em apartamentos pequenos.

Pensando nessa questão, a especialista Vasart, através de uma série de dicas, mostra como é possível cultivar diversas espécies ou mesmo uma hortinha com temperinhos frescos.
Para isso, basta usar a criatividade, utilizar os elementos adequados e compor o ambiente seguindo as características do décor da casa! Confira as orientações!
Ambientes

A sala de estar e a varanda dos apartamentos são locais perfeitos para a decoração com vasos – sejam eles suspensos no teto, fixados nas paredes, agrupados no chão, em estantes, prateleiras ou suportes aramados, nas paredes verticais repletas de beleza.

É possível até com a criação de uma hortinha – essa última também é bem-vinda, inclusive na cozinha, ofertando temperos para o preparo de receitas especiais!
Espécies

A recomendação é que os moradores de apartamentos pequenos deem preferência para o cultivo de plantas que não alcancem grandes medidas em função do seu crescimento, tendo em vista a economia de espaço e, que também sejam fáceis de cuidar – principalmente para quem tem a rotina corrida.

Entre as tantas espécies que podem viver em apartamentos estão as: violetas, antúrios, begônias, orquídeas, azaleias, mini roseiras, mini cactos, pequenas suculentas em geral, pacovás, espada-de-são-jorge, costela-de-adão, lírio da paz, jiboias, samambaias, entre outras.

É possível trabalhar com composições entre plantas maiores e menores, de forma a aproveitar melhor todo o espaço do apartamento.
Iluminação

Outra recomendação diz respeito à adaptação em ambientes mistos – com luz e sombra. Na hora de escolher as mudas que serão cultivadas, procure todas as informações referentes ao seu desenvolvimento, de modo que o crescimento aconteça de forma sadia.
Biofilia

Já percebeu que um ambiente com plantas proporciona mais leveza? É cada vez mais comum ouvir falar do termo Biofilia, que representa uma forte tendência na arquitetura, no design e na decoração. Tal conceito diz respeito à importância da conexão do homem com a natureza, capaz de gerar alívio, bem-estar, reduzir o stress e a ansiedade.

Essas sensações podem ser obtidas de diversas formas: com a inclusão de elementos verdes no lar, o bom aproveitamento da luz e da ventilação naturais, a composição de ambientes com elementos da natureza, além da própria atividade da jardinagem, para quem quiser aprender.