Continua após publicidade

MDW 2019: os vencedores do Ro Plastic Prize são divulgados!

A galerista Rosana Orlandi (Ro) desafiou designers a trabalharem a reciclagem e reutilização do plástico, e reconheceu os melhores projetos! Conheça-os:

Por Evelyn Nogueira
Atualizado em 17 fev 2020, 16h10 - Publicado em 12 abr 2019, 15h43

Rossana Orlandi, conhecida por unir o melhor da moda e do design, é um dos nomes mais falado durante a Semana de Design de Milão. Se você visitou nosso site ou acompanhou nossos stories no Instagram nos últimos dias, viu que a sustentabilidade está em alta no evento neste ano. Percebendo essa tendência, no fim de 2018 a galerista lançou o Prêmio Ro Plastic, com o intuito de desafiar os profissionais a trabalharem com o reuso do plástico.

Klat_Rossana_Orlandi_01_home
Rossana Orlandi (Divulgação/Casa.com.br)

Entre os vencedores estão móveis feitos de plástico reciclado e tecidos criados a partir de sacolas plásticas. Na categoria de Design, o grande vencedor foi o estilista Alexander Schul, que desenvolveu uma cadeira, uma luminária e uma mesa lateral a partir de plástico reciclado.

alexander-schul-ro-plastic-prize-winner-design_dezeen_2364_col_0
Cadeira de Alexander Schul. (Divulgação/Casa.com.br)

As peças foram criadas usando apenas folhas de poliestireno de alto impacto. Estes projetos são práticos e facilmente fabricáveis em grande escala quando métodos de produção eficientes são aplicados.

“Considerando o fato de que, apenas cerca de 40% do plástico na Europa é reciclado, esse projeto oferece uma oportunidade para aumentar esse percentual”, disse Schul. “Parte do problema poderia ser transformado em valor agregado”.

Continua após a publicidade
alexander-schul-ro-plastic-prize-winner-design_dezeen_2364_col_2
Luminária de Alexander. (Divulgação/Casa.com.br)

Já na categoria têxteis, a dupla Hend Riad e Mariam Hazem, da Reform Studio, foi a vencedora. Eles fizeram uma linha de tecidos coloridos produzidos a partir de sacolas plásticas reutilizadas.

reform-studio-plastex-ro-plastic-prize-design_dezeen_2364_col_5
Tecido fabricado pela dupla. (Divulgação/Casa.com.br)

Hend e Mariam pretendem promover o plástico como um recurso valioso, ao invés de lixo, quando aplicado em produtos do cotidiano, como bancos e cadeiras.

reform-studio-plastex-ro-plastic-prize-design_dezeen_2364_col_1
(Divulgação/Casa.com.br)

Na categoria Projetos Conscientes de Inovação, a Precious Plastic, iniciativa liderada pelo design Dave Hakken, foi o grande destaque. Foram projetadas uma série de máquinas feitas para a reciclagem, além de diversos tutoriais em vídeo que mostram aos telespectadores como fazer as próprias máquinas.

plastic-prize-competition-rossana-orlandi-promotion_dezeen_2364_hero
(Divulgação)

Essas máquinas podem ser construídas em qualquer lugar do mundo, por quaisquer pessoas. Basta incluir um maquinário de trituração, um de extrusão, um de compressão e um de injeção.

Os vencedores foram escolhidos por um júri internacional, que avaliou a forma de aproveitamento dos materiais, criatividade e resultado final dos projetos.

Publicidade