A Dexco, detentora das marcas Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Castelatto, Ceusa e Durafloor, apresenta a maior exposição dentro da 22ª edição da Expo Revestir – uma evolução da conhecida Cidade Dexco, ocupando seis quadras, com o objetivo de promover a força da sinergia entre suas marcas de produtos para o mercado. A partir de uma programação intensa de ativações, eventos e participação de importantes nomes de profissionais, a empresa aposta no live marketing para propor um grande ecossistema de experiências aos visitantes da feira.
No ano passado, a Dexco apresentou na feira, pela primeira vez, todas as suas marcas juntas em estande de 2.400 m² que foi reconhecido pelo If Design Awards 2024 – um dos mais importantes prêmios de design no mundo – por seu diferencial em convidar o público a mergulhar de uma forma diferente dentro de um evento como esse. Entre mais de 2.100 participantes, de 56 países, a Cidade Dexco foi vencedora na categoria feiras e eventos.
O sucesso dessa estratégia levou a empresa a investir R$ 14 milhões este ano em uma evolução da Cidade Dexco que propõe o conceito Fluidez que Conecta. Com uma arquitetura e design futurista, caracterizado por curvas e ondas, o espaço transmite movimento e continuidade, e se relaciona com o propósito da companhia, que é Soluções para melhor viver.
“A Cidade Dexco vem para materializar todas as sete marcas juntas fisicamente e para encontrar soluções combinadas de forma fluida e natural. Mantendo a singularidade de cada marca, apresentamos um ambiente que nos chancela como uma casa de marcas”, explica Marina Crocomo, diretora de Marketing e Design da Dexco.
E tudo isso se relaciona com a estratégia da Companhia de fortalecer seu posicionamento como a empresa do setor a oferecer o portfólio mais completo de soluções para a jornada de construção, reforma e decoração. A Dexco investiu em pesquisas e desenvolvimento de novas linhas de produtos para 2024, entre elas, um revestimento feito com base nos conceitos de economia circular, estudos sobre personas da reforma, além da nova aposta da empresa em gamificação.
Um grande ecossistema de experiências
“Fluidez que conecta” não está somente relacionada à concepção das novas linhas com um olhar voltado à sinergia entre as marcas. Mas também com base nesse conceito, os visitantes da Expo Revestir vão viver experiências de conexão dentro e fora da Cidade Dexco. “Neste ano, avançamos em como a gente extrapola e conecta o público com o que acontece na feira, gerando conteúdos complementares com transmissão ao vivo e que vão poder ser acessados pós-evento, nas plataformas digitais”, conta Fabiana Melo, gerente de Branding, Comunicação e CRM da Dexco.
Essa grande ocupação vai oferecer um ecossistema de experiências para quem passa por lá. A empresa montou uma agenda de talks na arena DEXperience e no estúdio de transmissão montados dentro da Cidade Dexco, que contarão com a participação de grandes nomes como a empresária de moda, Traudi Guida; o renomado arquiteto, Marcelo Salum; Andréa Bisker, da Spark:off; o arquiteto Ricardo Bello Dias; Lucila Zahran, da Casa de Valentina; a arquiteta Melina Romano, entre muitos outros. Tudo isso, para explorar temas transversais ao universo da arquitetura, decoração e design, além do storytelling dos lançamentos das marcas, conceitos por trás das criações e seus atributos.
A Dexco avança também enquanto solução completa, lançando na Expo Revestir uma nova ferramenta de composição entre as marcas, através de um sistema de composição – DEXmood. A novidade será apresentada na praça Viver Ambientes, que ficará no centro da Cidade Dexco, local que materializa o desejo da companhia de oferecer a sinergia, a colaboração e a força das marcas juntas também para o mercado, lojistas e arquitetos.
Em versão física e aplicativo, essa ferramenta chega para apoiar consumidores e profissionais que buscam uma abordagem prática para a concepção e condução de projetos de arquitetura, a harmonizar as soluções das marcas Dexco da melhor forma possível. “A gente desconstruiu e decidiu trazer algo bastante relevante e construtivo. Estamos dando as orientações e o caminho para que as pessoas possam fazer as combinações a partir do que a gente e acredita e cria com as nossas marcas. E tudo isso, sempre com o olhar do consumidor no centro, cada vez mais avançando nessa jornada”, explica Marcele Brunel, head do Design Office da Dexco, centro de design estratégico que se dedica a olhar de forma transversal às sete marcas.
A empresa vai ainda apresentar a estratégia ESG da Dexco, pela primeira vez, à feira este ano. “Estamos, ano a ano, colocando mais camadas no significado de Viver Ambientes. Em 2024, nossas marcas vão reforçar o posicionamento ESG e teremos também um espaço para falar sobre sustentabilidade de uma forma corporativa, mostrando o compromisso da companhia com a sociedade e o planeta”, conclui Marina Crocomo.
Para completar o ecossistema de experiências, as marcas Deca e Portinari se juntam ao Pinterest para reforçarem uma tendência identificada pela rede social e que tem tudo a ver com a promessa Viver Ambientes. “A tendência “De Corpo Inteiro”, do relatório Pinterest Predicts, está atrelada à momentos de cuidado com o corpo, bem-estar e a ambientes de spa e relaxamento. Tudo o que as marcas desejam que nossos consumidores vivam quando utilizam os produtos da Deca e decoram seus ambientes com revestimentos de Portinari”, comenta Fabiana. A Cidade Dexco será a localização oficial do Pinterest na feira, identificada com um grande pin e terá ainda um talk na arena DEXperience que vai explorar a tendência.
Importante direção criativa nos projetos das marcas
A concepção dos estandes das marcas que compõe a Cidade Dexco contou com a direção criativa de profissionais renomados que apoiaram em cada projeto.
A Deca, de metas e louças, apresenta um ambiente cujo projeto foi desenvolvido pelo arquiteto Ricardo Bello Dias, que também assina uma linha de produtos da marca. As linhas assinadas de Deca, que contam ainda com a parceria de Arthur Casas e Jader Almeida, serão reapresentadas na Expo Revestir. A Deca lança ainda, na feira, a 27ª edição do reconhecido Prêmio Deca, que neste ano vai contar com uma nova categoria focada no bem-estar e sustentabilidade. Essa é a premiação mais tradicional do segmento, que celebra o trabalho de grandes nomes da arquitetura e design nacionais.
Com aposta no território da arte, a marca de revestimentos cerâmicos, Portinari, apresenta seus lançamentos em um ambiente que foi desenvolvido com a curadoria do escritório de arquitetura BC Arquitetos, com a produção de arte do Estúdio Manus. Já Ceusa, com lançamentos inspirados na interseção entre moda, arquitetura e criatividade sob o tema ‘Expresse Seu Styling’, terá um estande com projeto arquitetônico desenvolvido pelo renomado arquiteto Marcelo Salum, que já teve participação com as marcas da Dexco, quando criou um padrão de Duratex You exclusivo para o ambiente dele na CASACOR SP.
No território da Madeira, Duratex, produtora de paineis MDF e MDP, e Durafloor, marca de pisos laminados e vinílicos, apresentam estandes projetados pela Melina Romano, arquiteta que, em 2021, assinou a Casa Alma Duratex na CASACOR. A Duratex este ano quis ainda valorizar e incentivar a cultura do design brasileiro, trazendo mobiliários desenvolvidos por jovens designers para compor os ambientes. Além disso, reforça o posicionamento da empresa em incentivar construções mais sustentáveis, levando uma mobília produzida em madeira engenheirada – um produto mais sustentável em relação ao emprego do concreto e do aço – produzido pela Urbem, startup que faz parte das investidas da Dexco.
Por sua vez, a marca Castelatto, de concreto arquitetônico, traz uma nova proposta de estande este ano, que propõe a utilização de volumes, criando prismas expositores. O projeto de arquitetura foi desenvolvido por Gustavo Arbex, da GRBX Arquitetos, com cenografia e projeto de interiores pela Natália Melina, da Name Design.