Um projeto promissor, fruto da parceria entre o Centro de Pesquisa e Inovação do IED (CRIED) e a empresa YVY Reciclagem, une design de mobiliário, economia circular e empreendedorismo. A exposição IED LAB MOB | YVY busca gerar novas oportunidades no desenvolvimento de mobiliário a partir de uma nova matéria-prima: madeira reciclada das cruzetas dos postes de energia do Estado de São Paulo.
Arquitetos, designers, marceneiros e makers foram desafiados a ressignificar materiais, criando alternativas sustentáveis como produto final. O projeto teve duração de 10 meses, e o objetivo foi desenvolver uma coleção de mobiliário produzido apenas com materiais do “pós-consumo”.
O programa foi dividido em três fases, que buscavam identificar o problema, a solução e o modelo de negócio. Durante cinco aulas, os participantes do laboratório discutiram temas que envolvem o universo do design, da economia criativa e do empreendedorismo, para levantar questionamentos e moldar uma mente empreendedora. Para isso, um novo modelo de negócios colaborativo foi proposto pelo grupo, que incorpora conceitos da economia circular em todo o processo.
As madeiras são provenientes de árvores centenárias da floresta Amazônica, e fazem parte da história e riqueza natural do país. Nos últimos cinco anos, esse produto fez parte do cotidiano da capital paulista e, agora, serão recicladas para recuperar o valor e significado através do design.
Como resultado deste trabalho, outros 45 designers desenvolveram e fizeram protótipos de peças de mobiliário. A linha foi apresentada em primeira mão na mostra Mobiliário Residencial de Madeira de Cruzetas, que ocorreu durante a 8ª edição do Design Weekend, na sede do IED.
Atualmente, a mostra ocupa o pátio do Instituto de Design, e permanece por lá até dia 14 de setembro. A visitação é gratuita e o horário de funcionamento é das 8h às 22h.
Serviço IED LAB MOB | YVY
Onde?
Pátio do Istituto Europeo di Design (IED) – Rua Maranhão, 617, Higienópolis, São Paulo
Quando?
Até 14 de setembro de 2019, das 8h às 22h
Quanto?
Entrada gratuita