Desenvolvida em duas etapas, a reforma deste apartamento de 100m² no Leblon (Rio de Janeiro) se iniciou com a transformação da suíte do filho em 45 dias. Enquanto ele estava em uma viagem a Barcelona, os pais decidiram fazer uma surpresa para lhe esperar em sua volta.
Desafio cumprido com o projeto do escritório Adriana Esteves Arquitetura, formado por Adriana Esteves e Mariana Junqueira. O novo quarto ganhou um estilo jovem e despojado, paleta de cores neutra e persianas, que emolduram a vista para a praia carioca.
A reforma continuou após alguns meses, desta vez incluindo contemplando toda a área social, escritório, cozinha e lavabo, deixando de fora apenas a suíte do casal.
O living – antes dividido em sala de estar e TV – era estreito e comprido, sendo parcialmente integrado na reforma. “Trabalhamos para transformar o espaço em um grande living com conforto para assistir TV, mas sem dar muito destaque ao aparelho, realocado para o estar. Na antiga sala de TV criamos um lounge bar”, explica Adriana.
“Descobrimos uma viga durante a obra. Nós a transformamos em um pórtico e unimos as duas áreas com o trabalho de marcenaria e pintura na parede, que simula o efeito de uma boiserie, contornando os dois ambientes”, complementa a arquiteta.
Como os moradores desejavam um apartamento mais leve e contemporâneo, sem perder o estilo clássico do casal, as arquitetas adotaram uma paleta neutra com variações do fendi nas paredes e coloriram os pontos estratégicos, como tapete, almofadas e objetos.
Todo o mobiliário da área social é novo, com adição de obras de arte de artistas plásticos como Adrianna Eu e Fernando Lindote e peças de acervo da família, como o quadro de José Paulo Moreira da Fonseca.
O escritório segue a mesma orientação do living, com base neutra e pontos de cor.
“Elegante, simples e muito funcional”, nas palavras de Adriana, o espaço ganhou marcenaria projetada pelas arquitetas e peças de design assinado que mesclam passado e presente: a moderna cadeira de escritório Aeron acompanha a escrivaninha Quilombo, de Arthur Casas, e foi ainda combinada à poltrona Cuca, de Zanine Caldas.
Já a cozinha ganhou uma decoração mais rústica, com direito à parede de tijolinhos e bancada de apoio de madeira, com banquetas.
Nesse cômodo, a obra consistiu na retirada da porta entre a cozinha e a área de serviço, integrando os espaços através da aplicação de azulejos e da bancada em L, de um lado acolhendo a pia e o fogão, do outro o tanque e a máquina de lavar.
Como trata-se de um ambiente estreito, de apenas 9m², as arquitetas optaram por reposicionar a geladeira para não atravancar a passagem, criando um nicho para embutir na parede de tijolinhos e tirando apenas alguns centímetros do quarto de funcionária, usado pelos moradores apenas como despensa.
Confira na galeria abaixo mais fotos do projeto: