Localizado no bairro da Pompéia (São Paulo), este apartamento de 90 m² teve a necessidade de uma reforma com uma novidade muito feliz: a chegada do neto dos moradores.
Buscando então deixá-lo mais moderno e aconchegante, o casal acionou o escritório ACF Arquitetura, que planejou, através de quatro mudanças estruturais significativas, uma maior integração entre os ambientes.
A primeira grande mudança foi a retirada da parede, que separava a cozinha da sala de jantar, seguida pela exclusão daquela que dividia a sala de estar e o terceiro quarto – a fim de fazer um escritório integrado à área social.
A parede da pequena despensa também foi eliminada, para melhor encaixar a profundidade da geladeira. E, por último, o dormitório da funcionária foi transformado em um closet na suíte do casal.
“O principal desafio deste apartamento foi que todas as paredes tinham vigas, então nossa principal demanda foi desenhar a marcenaria de tal forma que não descaracterizasse a integração dos ambientes”, conta a equipe.
O ponto de destaque no décor fica por conta da madeira freijó, predominante no projeto. Em cada ambiente, porém, ela foi harmonizada com um ponto de cor: na cozinha com a marcenaria terracota, na sala de estar com o sofá azul, no escritório com a marcenaria cinza e nos quartos com a marcenaria azul e verde claro.
O conceito que pauta o projeto inteiro é o aberto. “Integramos o máximo possível os ambientes deste apartamento, oferecendo mais proximidade aos familiares nos momentos das refeições e de lazer. Esse conceito traz a sensação de amplitude e espaços mais bem utilizados”, comenta o escritório.
Confira na galeria abaixo mais fotos do apartamento: