Lavanderia bem pensada para abrigar horta urbana
Quer deixar a lavanderia com cara de sala sem perder a funcionalidade? Este projeto mostra que cor e elementos naturais transformam qualquer ambiente
Morar em apartamento em uma grande cidade tem muitas vantagens, como segurança e área comum de lazer, mas os apaixonados por plantas podem sofrer um pouco com a adaptação. Afinal, onde cultivar o verde sem ter um quintal ou um jardim? Os moradores deste apartamento em São Paulo trabalham com estampas botânicas e sentiam muita falta de ter plantas por perto. O imóvel é pequeno, mas a arquiteta Carol Tasiro conseguiu realizar o sonho do casal de ter uma lavanderia bem pensada e repleta de referências à natureza.
Com marcenaria planejada, foi possível incluir um vão ao lado da janela para abrigar uma horta, com pés de manjericão, pimenta e cebolinha, alguns dos favoritos dos donos da casa. “Pude usar a tendência unida ao gosto dos clientes, que são as plantas. Cada vez mais elas ganham espaço na casa das pessoas, e aqui não podia ser diferente. Elas trazem vida, deixam o espaço aconchegante e, de quebra, fazem um bem enorme a todos nós”, explica Carol.
A arquiteta optou pelo pinus na marcenaria, por ser uma madeira clara e de valor acessível, bastante em alta nos projetos contemporâneos. Além da horta, a bancada abriga ainda o tanque e, do outro lado, armários para produtos de limpeza e espaço para dobrar roupas. Os cestos de palha e a parede de cobogós de cimento ao lado da lavadora Consul* contribuem com o ar rústico e natural do ambiente.
A paixão dos moradores pela natureza também aparece no mural pintado à mão pela artista Adriana Marto. “Essa ilustração é um trabalho incrível de Adriana e veio para unir um pouco das profissões e hobbies dos clientes: ela, tatuadora; ele, designer apaixonado por botânica. Era como se estivéssemos ‘tatuando’ a parede com uma arte maravilhosa e no tema que eles amam”, conta Carol.
Além da ilustração, que remete à tatuagem, o toque urbano surge ainda na cor lilás no teto e em uma faixa das paredes. “Como os moradores são diretamente ligados à área da arte, quis fazer uma pintura diferenciada. Acompanhando a prateleira acima da janela, cria um efeito acolhedor, além de trazer uma cor mais vibrante ao ambiente”, completa a arquiteta.
*A lavadora Consul deste ambiente pode ser encontrada no site bit.ly/consulcasa.
Agradecimentos: Adriana Marto, Cobogós Ecobloco, Deca, Etna, Piero Ferrara, Shopping Garden Sul, Storehouse, Urban Arts
Texto: Lorena Tabosa
Produção: Carolina Diaz e Flávia Fernandes