Continua após publicidade

9 dicas de como utilizar cores para criar efeitos nos seus ambientes

Encurtar, alongar, destacar, rebaixar... seja qual for o seu desejo, é possível alcançá-lo brincando com as cores. Confira:

Por Redação
Atualizado em 22 jul 2024, 16h24 - Publicado em 3 jun 2022, 13h00

Se há algo nos ambientes da sua casa ou escritório que é capaz de transmitir diversas sensações, são as cores! Elas dão vida aos espaços, expressão à personalidade e são parte fundamental da decoração.

tinta na parede

Como se já não fosse o suficiente, você sabia que elas também são capazes de provocar ilusões de ótica? Pois é: com a escolha correta de cores, você pode deixar seus espaços mais aconchegantes, garantir uma sensação de amplitude, entre outros efeitos.

Por isso, o time da Anjo Tintas separou 9 dicas de efeitos que você pode fazer com a combinação certa nos lugares certos. Confira abaixo.

Continua após a publicidade

Encurtar

Apê de 73 m² tem marcenaria ebanizada e piso de porcelanato preto. Projeto de Studio Leandro Neves. Na foto, home office, mesa de madeira, planta, parede preta.
Projeto de Studio Leandro Neves. (Luiza Schreier/Divulgação)

Se você tem algum ambiente muito grande na sua casa e quer dar a sensação de aproximação, invista em tons escuros na parede de fundo em contraste com cores mais claras.

Compactar

Marcenaria escura, teto inclinado e nichos caracterizam casa de 110 m². Projeto de Renato Mendonça para a CASACOR SP 2024. Na foto, sala com estante com nichos, tapete, cozinha com ilha.
Projeto de Renato Mendonça para a CASACOR SP 2024. (MCA Estúdio/Divulgação)

Ainda para cômodos muito grandes, se você quer passar a sensação de proximidade e aconchego, invista em cores escuras. Elas dão a ilusão de um ambiente compacto.

Ampliar

Iluminação cênica e biblioteca para clube do livro definem apê de 237 m². Projeto do Estudio Elmor. Na foto, sala de estar e jantar integradas. Paredes de madeira e cores claras.
Projeto do Estudio Elmor. (Bia Nauiack/Divulgação)

Ao contrário dos cômodos grandes, se sua casa, apartamento ou escritório for pequeno, fuja das cores escuras. São as cores claras em todas as paredes que dão a sensação de amplitude.

Continua após a publicidade

Alargar

Casa ganha segundo andar e decoração inspirada no automobilismo. Projeto de Gabriel Fernandes. Na foto, sala de estar, sofá branco, parede cinza clara, brises.
Projeto de Gabriel Fernandes. (Produção visual: Aldi Flosi/Fotos: Denilson Machado, MCA Estúdio/Divulgação)

Se o seu objetivo é alargar o espaço, invista em tons claros nas paredes laterais e deixe as cores escuras para o teto e o fundo. É uma ótima opção para corredores estreitos.

Rebaixar o teto

Se o teto de algum ambiente for muito alto, pintá-lo em tons escuros contrastando com paredes claras passa a sensação de rebaixamento.

Continua após a publicidade
Apê de 73 m² tem marcenaria ebanizada e piso de porcelanato preto. Projeto de Studio Leandro Neves. Na foto, quarto de casal, cabeceira acolchoada, cadeira preta, armário ebanizado.
Projeto de Studio Leandro Neves. (Luiza Schreier/Divulgação)

Alongar

Para deixar os ambientes mais longos, combine paredes escuras com teto em cor clara. Isso reforça as linhas horizontais, passando a sensação de um ambiente comprido.

Estreitar

Investir em cores escuras para paredes opostas e em teto e fundo claros dá a sensação de um ambiente longo e estreito.

Continua após a publicidade

Destacar

Decoração contemporânea cozy dá ar de casa para apê de 100 m². Projeto de Studio A+G. Na foto, sala de estar, parede verde, espelho redondo, sala de jantar.
Projeto de Studio A+G. (Luiza Schreier/Divulgação)

Para dar destaque a uma parede, mantenha ela com uma cor específica e pinte as demais de outra cor. Se você quer dar destaque para uma cor mais clara, pinte as paredes opostas e o teto com cores escuras.

Encurtar paredes

Se você quiser deixar as paredes mais curtas, a técnica mais indicada é dividir a altura e pintar a parte de cima com tons mais escuros.

Continua após a publicidade
Publicidade