Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Como incorporar a estética Dark Academia na decoração

Entenda o que é a mais nova trend gótica queridinha das redes sociais

Por Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
25 ago 2022, 19h00 • Atualizado em 29 fev 2024, 12h10
Quadros pendurados em parede e escultura que imita mármore
 (@homewithlucifer/Instagram)
Continua após publicidade
  • Sala de estar com sofá branco e parede preta, quadros pendurados
    (Reprodução/Apartment Therapy)

    Paredes escuras, móveis vintage e estantes altas não são novidade, mas você pode ainda não ter ouvido falar de uma das últimas tendências que envolve combiná-los todos juntos.

    A estética “Dark Academia“, amada nas redes sociais, deve se infiltrar no design de interiores neste ano. O aumento de 5.000% nas pesquisas por “quartos dark academia” nos últimos 12 meses prova isso, enquanto o estilo como um todo – “estética da dark academia” – está sendo pesquisado 81.000 vezes por mês nos Estados Unidos, de acordo com a Crafted Beds.

    View this post on Instagram

     

    Siga

    A post shared by 𝐥𝐚𝐮𝐫𝐚•𝐝𝐚𝐫𝐤 𝐚𝐜𝐚𝐝𝐞𝐦𝐢𝐚 & 𝐛𝐨𝐨𝐤𝐢𝐬𝐡 (@l_reads)

    A tendência é uma celebração do design escuro e sombrio, com paredes pretas, móveis de veludo e padrões vintage. Uma rápida rolagem pela tag #darkacademia, compartilhada por 1,3 milhão de pessoas no Instagram, mostra a tendência incorporada em todo o design doméstico, moda e cultura popular – filmes como “Harry Potter”, “Crepúsculo” e “Sociedade dos Poetas Mortos”, por exemplo, são frequentemente associados ao estilo.

    Se você curtiu a ideia e deseja incorporá-la em sua casa, confira abaixo quatro dicas e truques para adicionar um toque de dark academia em seus ambientes:

    1. Paredes escuras

    Sala com parede preta
    (@samuelindetail/Instagram)
    Continua após a publicidade

    A base da tendência dark academia são suas cores profundas e sombrias. Utilize tons escuros, como azul marinho e preto. Estes são os tons perfeitos para pintar paredes e painéis e criar aquela vibe gótica, mas aconchegante.

    2. Traga os livros

     

    View this post on Instagram

     

    A post shared by DARK ACADEMIA 🤎 (@_whisperingletters)

    No coração deste estilo característico está o foco na literatura, inspirando-se nas belas bibliotecas dos institutos acadêmicos. A exibição de livros, especialmente antigos e encadernados, adicionará uma personalidade um tanto confusa, mas culta e bem lida à sua sala de estar ou quarto.

    Você pode colocá-los ao acaso em prateleiras e peitoris de janelas ou empilhá-los em mesas de centro para o efeito desejado.

    3. Muita arte de parede

    Quadros pendurados em parede e escultura que imita mármore
    (@homewithlucifer/Instagram)
    Continua após a publicidade

    Complete a estética com uma coleção de obras de arte sofisticadas, peculiares e questionáveis ​​que adornam seu espaço de parede. O maximalismo é fundamental.

    De recriações de pinturas famosas e belas fotografias a espécimes de entomologia de origem ética e arte com metal, preencha suas paredes com uma variedade de peças emolduradas e 3D.

    Tente usar molduras escuras, de madeira ou douradas de estilos vintage e moderno para complementar umas às outras.

    4. Texturas e tecidos ricos

    Sofá preto com manta e mesa de centro de madeira
    (@fiona.nocturna/Instagram)
    Continua após a publicidade

    Tecidos luxuosos e padrões atraentes contribuem para a convidativa sensação vintage, criando o lugar perfeito para se aconchegar e ler nas noites de inverno.

    Introduza móveis de veludo coloridos para complementar suas paredes escuras e utilize mantas grossas como acessórios. Dica extra: paredes decoradas com papel de parede excêntrico injetam cores ​​no espaço para uma aparência excêntrica.

    *Via Apartment Therapy

    Publicidade