Pertencente a um casal jovem à espera de um filho, este apartamento de 109 m² na Vila Mascote (São Paulo) deveria receber um projeto que atendesse certas solicitações. Uma delas, por exemplo, era contar com um escritório sem abrir mão dos três quartos, uma vez que o casal deseja ter outro filho.
Os moradores também necessitam uma cozinha planejada e integrada à sala – pois amam cozinhar – e a manutenção da churrasqueira. Além disso, queriam ainda, redistribuir a planta para que o closet não fosse um corredor de armários.
Como os residentes não faziam questão do closet, na redistribuição do layout a arquiteta Vinicia Brandão eliminou este ambiente e criou o escritório. Mesmo não tendo o closet, porém, a quantidade de armários foi mantida.
Para a integração da cozinha, por sua vez, Vinicia abriu o ambiente e o conjugou com a sala. Como ele não era muito grande e se buscou também otimizar espaço, a profissional abriu a despensa existente e colocou a geladeira nesta área – assim, ela ficou embutida.
“Um destaque para este projeto foi a escolha dos acabamentos. Ousamos com cores: revestimos o painel da sala com madeira de demolição, criamos um nicho na parede da cozinha, com ladrilhos hidráulicos, fizemos a coluna de eletrodomésticos com acabamento em lousa, e colocamos um armário amarelo na cozinha”, conta a arquiteta.
Este armário foi o responsável por trazer cor, luz e vida ao ambiente. Além dele, um ponto forte foi a bancada de cimento queimado, moldada e executada no local.
Com um estilo contemporâneo e tendo como conceito a criação de um lar jovial, em que os proprietários se identificassem, o projeto também forneceu funcionalidade ao apartamento.
“Gosto muito do uso dos materiais que trazem personalidade. Conseguimos diversificar e ousar, sem perder a harmonia. O ambiente ficou jovem e alegre, assim como os proprietários almejavam – essa com certeza é a nossa maior satisfação”, diz Vinicia.
O imóvel conta, ainda, com iluminação natural e ventilação proporcionadas pela abertura da cozinha e substituição da porta da varanda. O uso de madeira de demolição (reuso) lhe conferiu uma pegada sustentável.
Confira abaixo mais fotos do projeto: