10 paletas de cores para sala de estar inspiradas em estilos musicais
Você sabia que existem pessoas que escutam músicas e vêem cores? Um estudo do HomeAdvisor criou 10 paletas para sons de diferentes estilos! Confira-as:
Imagine um mundo em que cor e música andam de mãos dadas. Onde cada nota tem uma sombra e forma visual correspondente e cada batida cria um tom vibrante. Como seria sua música favorita? Que cores você veria em um show de rock? E se você pudesse ter essa visão e jogá-la em suas paredes, pisos e móveis? O HomeAdvisor pediu a pessoas com uma condição neurológica rara para fazer exatamente isso, e criaram um conjunto exclusivo de salas inspiradas em gêneros musicais.
Confira-as na galeria abaixo!
1/10Sala de Rock. Você não pode deixar de pensar que Ozzy Osbourne ficaria satisfeito com as cores extravagantes. As notas também possuem texturas, como metal, molhado, veludo e manchas de tinta em uma tela. A sala de estar inspirada em rochas tem uma paleta clara e polarizada. Talvez isso represente a paleta sonora simples e homogênea do gênero: bateria enérgica, guitarras lamentantes e vozes ásperas. (Divulgação/HomeAdvisor)
2/10Sala de Country. Essa sala inspirada no Country conta com uma paleta de creme, amarelo-laguna, pau-brasil e tortilha, que remete a uma decoração de casa de campo. Existe algo fundamentalmente “marrom” nas guitarras e nos homens tristes com chapéus, ou estamos acostumados e fazemos a relação da música country com fazendas de madeira e cavalos castanhos... (Divulgação/HomeAdvisor)
3/10Sala Pop. No geral, a paleta pop é um equilíbrio harmônico entre cores primárias, tons pastel e metálicos – refletindo a acessibilidade clara e ordenada dos hits pop prontos para gráficos. (Divulgação/HomeAdvisor)
4/10Sala R&B. A sala de R&B é tão harmoniosa que as cores podem ter sido escolhidas por um designer de interiores profissional. As tonalidades de champanhe, carvão, creme, limão, rio das Pérolas e da Prússia parece falar dos refinados arranjos atrevidos do gênero e do humor suave. (Divulgação/HomeAdvisor)
5/10Sala de Rap. De creme a fogo, as cores cobrem o espectro em tom e intensidade. Para que esses tons funcionem harmoniosamente em sua casa, convém entrar em contato com um decorador de interiores. A sala foi projetada para quem ouve os detalhes e aprecia a natureza eclética do hip-hop. (Divulgação/HomeAdvisor)
6/10Sala Latina. A música latina das paradas pode traçar suas raízes: cumbia, bachata, reggaeton, salsa ou tango ... ou uma das muitas outras batidas do mundo de língua espanhola e portuguesa. Talvez a natureza de mistura da música latina resulte na mistura de tons do espaço, que se torna eclético, assim como a melodia. (Divulgação/HomeAdvisor)
7/10Sala J-Pop. Este estar traduz a música de som para cor visual, mas é claro que a melodia pop é mais do que apenas o som – sempre há uma imagem de estrela pop anexada. J-Pop é o som e a imagem 'fofos e sexy' do Japão. O design é tão importante quanto a composição. De alguma forma, o familiar 'look' do J-Pop vem da música. Há algo sobre o alegre som J-Pop com sabor de chiclete. (Divulgação/HomeAdvisor)
8/10Sala EDM. A música eletrônica de dança (EDM) abrange uma variedade de subgêneros, mas algo que eles têm em comum é que fazem você se mover na pista de dança. Há uma vibração definitiva de boates na sala de estar com tema EDM. (Divulgação/HomeAdvisor)
9/10Sala de LO-FI Hip-Hop. O hip-hop Lo-fi (também conhecido como chillhop) tem batidas fáceis de ouvir e ajudam a relaxar, estudar ou codificar (dependendo do que você precisa agora). De fato, tocar hip-hop lo-fi em uma sala é quase uma decisão de design de interiores. Apropriadamente, as cores que o chillhop evoca são tons suaves e criam uma sensação instantânea de felicidade ambiental. (Divulgação/HomeAdvisor)
10/10Sala de Heavy Metal. Você sabe que, couro preto, sangue de galinha e o fogo do inferno são presentes nesta decoração, correto? (brincadeira). Se você optar por incorporar essas cores sombrias ao seu espaço, verifique se você tem luz natural suficiente para combatê-lo. Um profissional pode ajudá-lo a descobrir uma maneira de incorporar mais luz ao seu espaço e não deixá-lo tão dark como a música! (Divulgação/HomeAdvisor)
Você sabia que 1 em 3.000 pessoas possuem uma condição neurológica chamada Cromestesia? Isso lhes permite ver automaticamente uma gama de cores evocadas pelo som da música. De acordo com os estudos, a cromestesia funciona nos dois sentidos.
Artistas visuais como Vincent Van Gogh e Wassily Kandinsky eram cromestetas. De fato, Kandinsky deixou uma bem-sucedida carreira na advocacia para se tornar um pintor em período integral após um momento de iluminação audiovisual em uma performance de Lohengrin, de Richard Wagner – mudando todo o curso da história da pintura.