Como pintar os azulejos e renovar cozinhas ou banheiro
Dar fim às estampas antigas, disfarçar manchas do tempo ou até eliminar a aparência da cerâmica: tudo isso é possível usando a tinta certa!
Há duas técnicas para que o jeitão antigo do seu azulejo ganhe cara nova ou até suma. Na primeira delas, mais simples, a aplicação da tinta cobre as cores do desenho original, mas mantém visíveis os relevos tanto dos revestimentos quanto dos rejuntes. A outra opção, mais complexa, elimina de vez qualquer vestígio de cerâmica, deixando a parede lisinha, com jeito de alvenaria convencional. Em ambos os casos, a tinta correta é fundamental, como avalia o arquiteto Ricardo Miura, sócio de Carla Yasuda.
Como fazer a pintura com o relevo aparente:
1. Limpe bem a superfície com água e detergente neutro até eliminar todos os vestígios de sujeira e gordura, tanto das cerâmicas quanto dos rejuntes (caso haja mofo, elimine-o também). Preencha as falhas com massa acrílica.
2. Aguarde a secagem por 24 horas.
3. Prepare a tinta seguindo à risca as recomendações do fabricante.
4. Dê a primeira demão. Dedique atenção especial aos rejuntes para que não fiquem de fora da passagem do rolo.
5. Espere secar (o tempo exigido é indicado na embalagem do produto).
6. Use lixa fina para alisar suavemente a superfície. Um pano seco elimina o pó.
7. Aplique a segunda demão, novamente de acordo com as indicações.
8. Se necessário, dê a terceira demão para cobrir as cores mais difíceis de esconder. Isso normalmente ocorre quando o azulejo original é escuro.
Como fazer a pintura lisa por completo:
1. Com água e detergente neutro, limpe a superfície até eliminar a sujeira, a gordura e o mofo das cerâmicas e dos rejuntes.
2. Aguarde a secagem por 24 horas.
3. Para cobrir os relevos das peças e os rejuntes, aplique uma camada de massa acrílica (massa corrida não adere a essa superfície). Espere secar (entre 24 e 48 h, de acordo com o clima).
4. Depois de seco, é provável que o espaço do rejunte contraia. Se acontecer, aplique mais massa acrílica para nivelar.
5. Use lixa fina para fazer os ajustes finais. Um pano seco retira o pó.
6. Prepare a tinta (em locais secos, pode ser a acrílica, mais barata, já que vai sobre a massa) seguindo as recomendações do fabricante.
7. Dê a primeira demão e aguarde a secagem completa (o tempo exigido é indicado na embalagem do produto).
8. Aplique a segunda demão.
Cuidado nos detalhes
Para que a solução funcione bem, as peças cerâmicas devem estar inteiras, assim como os rejuntes, e firmes na parede. Caso contrário, a tinta não se fixará adequadamente e o trabalho poderá se perder.
Cuide bem
As tintas para azulejo criam um filme que protege e dá cor às peças. Depois de secas, são bastante resistentes – tanto que podem ser limpas com água e sabão neutro, sem o risco de descascar ou descolorir, desde que se evitem materiais abrasivos como esponjas rígidas, escovas grossas e palha de aço.