Pisos para salas e quartos
Automaticamente pensamos em móveis e tecidos para decorar os espaços sociais e íntimos. Mas existe uma etapa anterior tão importante quanto: determinar o piso. Gosto de revestimentos claros, que ampliam o ambiente. Só que, às vezes, vale a pena recuperar o material existente. Madeira é uma boa solução para moradores que prezam o aconchego, explica a arquiteta Christina Hamoui. Clique em cada foto abaixo para conhecer as características dos revestimentos.
Cozinhas e áreas de serviço
O vai e vem intenso e a presença de alimentos e produtos químicos sinalizam a necessidade de pisos resistentes, como pedras pouco porosas e porcelanatos. O granito é uma excelente aposta. Nessas áreas, são altas as chances de derrubar peças pesadas, produtos de limpeza e alimentos ácidos, que podem estragar um revestimento delicado, diz a geóloga Maria Helena Frasca, do IPT. Clique em cada foto abaixo para conhecer as características dos revestimentos.
Banheiros e lavabos
A umidade é a grande vilã nos espaços com banho. E, já que a metragem é reduzida, dá para selecionar um piso mais caro. Em seus projetos, a arquiteta Fernanda Marques investe em produtos naturais e de textura agradável, como o limestone, e em pedras nobres, como o mármore. Para um clima descolado, vale pesquisar entre os pisos cimentícios e as coloridas pastilhas de vidro. Clique em cada foto abaixo para conhecer as características dos revestimentos.
Áreas externas
Varanda com vasos, borda e entorno da piscina, jardim de entrada. Qualquer que seja o espaço do lado de fora da casa, o ideal é ter um chão que não escorregue. Adoro o resultado dos revestimentos rústicos, como o ladrilho hidráulico, afirma o paisagista Gilberto Elkis. Mesmo que seu estilo seja moderno na sala, adote sem receio um material rugoso, porém de fácil limpeza, no jardim. Clique em cada foto abaixo para conhecer as características dos revestimentos.