A vista da Pedra da Gávea e o mar da Barra da Tijuca foi o que encantou os moradores deste apartamento de 90 m² no Rio de Janeiro, comprado para ser usado nas férias e no fim de semana.
Apesar de morar em São Paulo, a família carioca viaja ao Rio com frequência, o que inspirou a compra do imóvel na Barra da Tijuca. Para o projeto, eles contrataram as arquitetas Daniela Miranda e Tatiana Galiano, sócias no escritório Memoá Arquitetos.
Como o casal tem o hábito de cozinhar e receber amigos em casa, o principal pedido foi a ampliação da sala através da integração dela com a varanda e a cozinha, que se tornou o coração da área social. Neste novo contexto, o formato tradicional de sala voltada para a TV perdeu importância.
Contudo, as arquitetas reformaram todos os cômodos e reconstruíram praticamente todos os espaços. Na sala, elas demoliram as paredes que separavam a sala da varanda e da cozinha, integrando completamente os ambientes. Além disso, elas recuaram um pouco a parede do quarto do casal para aumentar o banheiro da suíte e ampliar a sala, que é o cômodo mais importante da casa.
No quarto do casal, a parede entre o quarto e a varanda foi demolida para ampliar o dormitório – uma outra solicitação dos moradores – e o alcance da vista da Pedra da Gávea.
Veja também
- Apê de 230 m² no Rio tem vista para a praia e muito design nacional
- Apê no Rio com vista para três cartões postais da cidade
Daniela e Tatiana também removeram o espaço da apêalt, colocando apenas uma máquina lava-e-seca na suíte do casal, a pedido dos próprios clientes, já que se trata de um apartamento de férias.
Quanto ao décor, as arquitetas tiraram o máximo de partido da vista e apostaram num visual leve e praiano, sem abrir mão da modernidade. A farta iluminação natural e cores e acabamentos que se integrassem à natureza da vista também foram consideradas no projeto.
Para o mobiliário, foram escolhidos móveis brancos para manter o apartamento claro, pontuando o décor com verde e azul, em referência à Pedra da Gávea e ao mar da Barra da Tijuca.
Com seis metros de extensão, a parede da entrada foi revestida com placas de Travertino natural, com paginação irregular e acabamento bruto.
Segundo as arquitetas, os maiores desafios deste trabalho foram a planta irregular repleta de quinas; muitas paredes estruturais que foram descobertas no decorrer da obra; e a necessidade de trocar todas as instalações elétricas e hidráulicas, já que o prédio é muito antigo.
“Convencer os clientes a comprarem todas as nossas ideias, do início ao fim, foi o que mais gostamos no projeto. Além de ter atendido ao principal pedido deles por espaços amplos e fartos em iluminação natural”, conta Tatiana.
Um fato curioso: inicialmente, a proposta era ser um apartamento de férias e fim de semana para o casal. Mas eles gostaram tanto do apartamento que, após a execução do projeto, têm ficado mais no Rio do que em São Paulo e, inclusive, já estão considerando comprar o imóvel vizinho para unificar com o atual.
Curtiu? Então confira mais fotos na galeria: