Continua após publicidade

Pergolado de bambu abriga área de descanso com futon e ofurô nesta casa

A casa de 144 m², no Rio de Janeiro, ganhou um projeto da arquiteta Lívia Quintella, que integra interior e exterior com muita iluminação e ventilação naturais.

Por Ana Harada
16 ago 2024, 13h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Esta casa de 144 m² na Ilha de Guaratiba (RJ) é o primeiro imóvel da família dos moradores. Eles construíram o projeto do zero e aos poucos: compra de terreno, fundação, construção e todas etapas até a decoração. A arquiteta Lívia Quintella foi chamada para acompanhar o processo.

    Pergolado de bambu abriga área de descanso com futon e ofurô nesta casa. Projeto de Lívia Quintella. Na foto, sala de estar, sofá azul, escada, painel de madeira, cortina.
    (Gustavo Bresciani/Divulgação)

    A construção possui um olhar moderno. Desde a entrada, é possível perceber a integração entre a casa e o ambiente externo. A fachada com grandes janelas conecta interior e exterior e revela um pé direito duplo, além da porta imponente que dá boas vindas ao imóvel.

    Pergolado de bambu abriga área de descanso com futon e ofurô nesta casa. Projeto de Lívia Quintella. Na foto, jardim, plantas, gramado.
    (Gustavo Bresciani/Divulgação)

    Na área externa, ao invés das tradicionais churrasqueira e piscina, foi criado um pergolado de bambu, com uma área para descanso com futon, almofadas e um ofurô. Dessa forma, o local se tornou um espaço para conectar e trazer leveza pro meio do contato com a natureza.

    A parte interna da casa também foi pensada dessa forma, com uma valorização das iluminação e ventilação naturais.

    Continua após a publicidade
    Pergolado de bambu abriga área de descanso com futon e ofurô nesta casa. Projeto de Lívia Quintella. Na foto, sala de estar, escada, enfeites de borboleta na parede.
    (Gustavo Bresciani/Divulgação)

    Uma das paixões da moradora são as borboletas. Na sala, sob a escada, pequenas borboletas traduzem a leveza do projeto, como se bailassem pela parede. Ali, tons claros e clean dão o tom da paleta de cores, que se estende por todo projeto.

    Pergolado de bambu abriga área de descanso com futon e ofurô nesta casa. Projeto de Lívia Quintella. Na foto, parede de tijolinhos, planta suspensa, cristaleira preta.
    (Gustavo Bresciani/Divulgação)

    Alguns pontos de cor ganham destaque ao longo do projeto, como o sofá azul, na sala, e cristaleira preta que, além de expor a paixão da moradora por canecas, traz um toque retrô ao projeto.

    Continua após a publicidade
    Pergolado de bambu abriga área de descanso com futon e ofurô nesta casa. Projeto de Lívia Quintella. Na foto, cozinha integrada, banquetas.
    (Gustavo Bresciani/Divulgação)

    A cozinha foi pensada em conceito aberto, já que a família não solicitou muito espaço para armazenamento. Os armários inferiores atuam como organizadores do espaço e as prateleiras superiores decoram e dão personalidade ao ambiente.

    Pergolado de bambu abriga área de descanso com futon e ofurô nesta casa. Projeto de Lívia Quintella. Na foto, área gourmet, churrasqueira, bancada preta.
    (Gustavo Bresciani/Divulgação)

    Outra curiosidade é a área gourmet é coberta, que permite o uso em quaisquer situações climáticas.

    Continua após a publicidade
    Pergolado de bambu abriga área de descanso com futon e ofurô nesta casa. Projeto de Lívia Quintella. Na foto, quarto com estilo boho, cabeceira estofada, poltrona costela.
    (Gustavo Bresciani/Divulgação)

    No segundo andar da casa, há três quartos: a suíte principal e dois quartos de hóspedes. Cada um deles foi pensado de forma diferente, seguindo um estilo próprio. Na suíte, quarto e banheiro estão integrados, bem como o closet, facilitando o dia a dia. Esse ambiente foi pensado de forma clean e funcional, para descanso e, quando necessário, trabalho.

    Pergolado de bambu abriga área de descanso com futon e ofurô nesta casa. Projeto de Lívia Quintella. Na foto, banheiro amplo, espelho.
    (Gustavo Bresciani/Divulgação)

    Em outro quarto, o estilo boho confere personalidade, destacando-o do projeto; já o outro tem uma pegada mais comfy e acolhedora.

    Continua após a publicidade
    Pergolado de bambu abriga área de descanso com futon e ofurô nesta casa. Projeto de Lívia Quintella. Na foto, corredor branco com claraboia.
    (Gustavo Bresciani/Divulgação)

    Um dos detalhes favoritos da construção é a claraboia, que permite noites estreladas como teto da casa.

    Confira todas as fotos na galeria abaixo:

    Publicidade
    Publicidade