Para o projeto deste apartamento localizado no bairro do Panamby, em São Paulo, o escritório Viz&Co buscou passar uma imagem acolhedora e discreta, que não fosse extravagante.
É o primeiro imóvel do casal de moradores, que queria transformar o imóvel em um local mais moderno, bom para receber amigos e ao mesmo tempo poder desfrutar de bons momentos a dois.
“A principal mudança estrutural foi a abertura de uma sala fechada que se transformou em bar, próxima à entrada do apartamento, ganhando status de ponto central do imóvel”, conta a arquiteta Victoria Lang.
Essa integração com a sala de estar e, consequentemente, com a área externa, proporcionou amplitude e conexão da entrada com a varanda. Foi o que deu o status de casa à cobertura, complementado pelo projeto de paisagismo assinado pelo Oui Paisagismo.
“Outro pedido foi criar um espaço de home office em conjunto com a sala de TV. Para criar uma sensação de separação de espaços, fizemos um painel de cordas que permite a passagem de luz, e da privacidade à área de trabalho”, dizem os profissionais.
Veja também
- Cores, conforto e estilo contemporâneo: confira este apê de 98 m²
- Apê de 140 m² recebe reforma que mescla estilo provençal com boho chic
- Apê de 150 m² na Vila Madalena é elegante e contemporâneo
Segundo eles, o principal desafio do projeto foi conseguir integrar bem os ambientes e dar um ar mais jovial à decoração. Já o pedido do bar, bem na entrada do apartamento, foi inusitado.
“Mas são justamente essas particularidades de projetos que permitem a criação das melhores soluções”, contam.
O que antes era uma sala fechada de home office se transformou em uma área de bar em proporções bem maiores do que o usual. Os arquitetos aproveitaram que não foi possível derrubar a parede por completo para não perder o desenho do mármore travertino existente.
Além disso, eles fizeram uma bancada que pode ser usada do lado interno ou externo e faz a conexão com a sala da lareira e a varanda.
No décor, a madeira e os tons de bege e cinza quente são predominantes. O escritório pontuou com estruturas metálicas pretas nas prateleiras e estantes e alguns toques de cor na cartela terracota.
Já o estilo é contemporâneo e “easychic“, como definem os arquitetos. A base do conceito foi criar uma decoração despretensiosamente elegante, com toques despojados.
“O apartamento é acolhedor com ambientes bem integrados e funcionais. A cobertura térrea conta com uma área externa generosa, que foi bem trabalhada para dar ares de casa, com plantas, ofurô e churrasqueira“, dizem.
Para eles, o bar é o ponto alto do apartamento. Com elementos industriais, do revestimento da parede à luminária, o móvel conversa com o estilo geral do apartamento, mas traz um toque de irreverência que deixa o apartamento mais interessante.
Curtiu? Confira mais fotos na galeria: