Um casal com um filho adulto, comprou esta cobertura linear de 280 m², em péssimo estado, e logo encomendou um projeto de reforma geral aos arquitetos Bernardo Gaudie-Ley e Tânia Braida, do escritório Beta Arquitetura. Além de redimensionar os espaços, a dupla decorou todos os cômodos, renovou as fachadas externas e implantou sistema de energia solar.
Os clientes pediram à dupla para que todo o piso do apartamento fosse igual ao existente, em tábuas de ipê natural e, para isso, foi necessário restaurá-las e fazer a reposição do mesmo material nas áreas ampliadas e alteradas. Eles também queriam aumentar a sala, remover a antiga e ampla piscina redonda (para, no lugar dela, criar um deck molhado com banheira de hidro/spa), integrar a cozinha à sala e, por fim, deixar as paredes brancas para destacar a coleção de obras de arte.
Com a reforma, a sala incorporou 40 m² da antiga varanda, sobrando espaço para criar um hall de entrada, agora delimitado por uma estante de marcenaria vazada. Antes isolada, a cozinha foi ampliada (em direção ao antigo quarto de empregada e área de serviço, que eram enormes) e integrada à área social.
Na ala íntima, dois quartos foram transformados em suítes (sendo a do filho com closet e a de hóspedes apenas com banheiro) e a suíte existente foi reformulada para acrescentar um closet, tornando-se, assim, uma suíte master completa para o casal. Na área externa, a sauna existente foi removida e parte do banheiro gigante que atendia a antiga piscina foi transformada em um lavabo, que não existia na planta original.
“Quando nos procuraram, os clientes demonstraram ter um bom repertório de arquitetura e decoração, além de muitas referências sobre materiais que estão em alta no momento”, conta a arquiteta Tânia. “Eles queriam ter um lar bem atual, porém, sem ser modernoso, até para não descaracterizar o imóvel construído no início dos anos 70, um dos primeiros do Jardim Oceânico. Um bom exemplo é o pilar branco, bem no meio da sala, que se tornou um elemento de destaque do projeto”, acrescenta o sócio Bernardo.
Na decoração, de estilo contemporâneo com toques modernistas, várias peças de design que já faziam parte do acervo dos clientes foram mantidas no novo endereço, como as poltronas Pantosh (da Lattoog Design), a luminária de mesa Taccia (desenhada por Achille & Pier Giacomo Castiglioni para a Flos), a mesa de centro Jabuti, a poltrona Slick (de Sergio Fahrer), a cadeira Luisa (em jacarandá, de Franco Albini) e a luminária de piso Tulipa (de Eero Saarinen, que veio do antigo Hotel Nacional, projetado por Oscar Niemeyer).
Entre as peças novas, os arquitetos destacam o sofá-ilha com assentos voltados para a sala de tv e para a sala de estar (da Lider Interiores), a poltrona Kilin (de Sergio Rodrigues), a mesa de jantar Oblonga e as cadeiras Prima (do Estudiobola), o trio de luminárias pendentes Trento, Verona e Rimini (de Maurício Davila) as banquetas Kita (da Desmobilia), as poltronas de concreto Loop e o vaso-floreira Spindel da varanda (de Willy Guhl, original dos anos 50, arrematados em um leilão pelos clientes) e todos os tapetes, garimpados na Galeria Hathi. Entre as obras de arte, vale destacar os quadros dos artistas Eduardo Sued, José Paulo Moreira da Fonseca, Alfredo Volpi e Ulisses S.
No quesito “paleta de cores, materiais e acabamentos”, como a cozinha foi integrada à área social e ganhou armários com acabamento verde oliva (da Todeschini Botafogo) e o piso do apartamento já era de ipê natural (num tom ligeiramente escuro), os arquitetos optaram por paredes brancas para acrescentar leveza visual ao conjunto e dar destaque não só às obras de arte do casal como também aos móveis de design assinado.
Voltada para a sala de jantar, a bancada alta tipo península da cozinha foi executada em pedra natural clara (quartzito Matarazzo) e, pelo mesmo motivo, toda a marcenaria desenhada pelo escritório tem acabamento em carvalho natural também claro, inclusive a porta de entrada do apartamento. Na área externa, o nicho onde foi construída a nova área gourmet foi revestido com azulejos de estampa geométrica azul e branca e ganhou ares de pórtico. Devido à incidência de sol, as bancadas são de granito preto São Gabriel, com acabamento escovado.