Projeto (re)imagina casa do início dos anos 1900 para os dias atuais
A Cairn Architects projetou uma reforma de um imóvel eduardiano no Reino Unido, para abrigar uma jovem família
Já imaginou morar em uma casa com valor histórico? Este projeto da Cairn Architects, de 180 m², fica no Reino Unido e remodelou um imóvel da Era Eduardiana (dos primeiros anos de 1900) dentro de uma área de conservação em Highgate.
A ideia era adequar a arquitetura à vida de uma jovem família, cujo bebê estava para chegar. Porém, obras deste tipo têm o desafio de trazer o moderno sem comprometer o patrimônio histórico. A casa não estava em bom estado, foi preciso refazer a cobertura, gesso, acabamentos e paredes estruturais. Também foi preciso acrescentar comodidades atuais, como banheiro do lado de dentro!
Veja também
- Casa de vidro deslumbrante na Austrália é ecologicamente correta
- Casa ganha extensão com tijolinhos vermelhos, janelas e muita luz natural
Os profissionais contam que “A especificação cuidadosa dos materiais garantiu que os quartos tivessem caracteres suaves e discretos. Foi dada especial atenção à forma como a luz entra e se reflete nos quartos ao longo do dia, criando espaços calmos e pacíficos”.
Do teto ao chão a casa foi mudando e entrando nos dias de hoje. O espaço do sótão transformou-se em quarto para hóspedes e um banheiro; o primeiro andar recebeu um banheiro, home office e berçário; e o térreo ganhou novos quartos e uma nova cozinha. Uma coisa, entretanto, permaneceu: a delicada e sutil atmosfera vitoriana.
“Tivemos muito trabalho para trazer a casa de volta à vida e modernizar o layout e o desempenho, tudo por trás de um véu de atmosfera e artesanato vitorianos. O trabalho foi discreto, silencioso, não foi feito para espetáculo ou exibição. Junto com os moradores, fizemos um novo capítulo na história do imóvel.” comentam os arquitetos.
Veja mais imagens na galeria abaixo!
*Via BowerBird