Projeto (re)imagina casa do início dos anos 1900 para os dias atuais

A Cairn Architects projetou uma reforma de um imóvel eduardiano no Reino Unido, para abrigar uma jovem família

Por Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
2 jun 2021, 08h00
casa-anos-1900-peter-landers-cairn-carchitects-15
(Peter Landers/BowerBird)

Já imaginou morar em uma casa com valor histórico? Este projeto da Cairn Architects, de 180 m², fica no Reino Unido e remodelou um imóvel da Era Eduardiana (dos primeiros anos de 1900) dentro de uma área de conservação em Highgate.

casa-anos-1900-peter-landers-cairn-carchitects-14
(Peter Landers/BowerBird)

A ideia era adequar a arquitetura à vida de uma jovem família, cujo bebê estava para chegar. Porém, obras deste tipo têm o desafio de trazer o moderno sem comprometer o patrimônio histórico. A casa não estava em bom estado, foi preciso refazer a cobertura, gesso, acabamentos e paredes estruturais. Também foi preciso acrescentar comodidades atuais, como banheiro do lado de dentro!

Veja também

Continua após a publicidade

 

casa-anos-1900-peter-landers-cairn-carchitects-27
(Peter Landers/BowerBird)

Os profissionais contam que “A especificação cuidadosa dos materiais garantiu que os quartos tivessem caracteres suaves e discretos. Foi dada especial atenção à forma como a luz entra e se reflete nos quartos ao longo do dia, criando espaços calmos e pacíficos”.

casa-anos-1900-peter-landers-cairn-carchitects-10
(Peter Landers/BowerBird)
Continua após a publicidade

Do teto ao chão a casa foi mudando e entrando nos dias de hoje. O espaço do sótão transformou-se em quarto para hóspedes e um banheiro; o primeiro andar recebeu um banheiro, home office e berçário; e o térreo ganhou novos quartos e uma nova cozinha. Uma coisa, entretanto, permaneceu: a delicada e sutil atmosfera vitoriana.

casa-anos-1900-peter-landers-cairn-carchitects-19
(Peter Landers/BowerBird)

“Tivemos muito trabalho para trazer a casa de volta à vida e modernizar o layout e o desempenho, tudo por trás de um véu de atmosfera e artesanato vitorianos. O trabalho foi discreto, silencioso, não foi feito para espetáculo ou exibição. Junto com os moradores, fizemos um novo capítulo na história do imóvel.” comentam os arquitetos.

Continua após a publicidade

Veja mais imagens na galeria abaixo!

 

*Via BowerBird

Publicidade