Um casal com dois filhos pequenos de quatro e sete anos, morava em outro apartamento na mesma rua, na Lagoa (bairro na zona sul do Rio de Janeiro). Como eles adoram a região, assim que souberam que esta cobertura duplex de 415m² foi colocada à venda, decidiram aproveitar a oportunidade para transformá-la no novo lar da família.
Em seguida, eles procuraram a arquiteta Gabriela Campos, do Estúdio Mais Alma Arquitetura, para encomendar um projeto de reforma geral dos dois pavimentos.
“Eles queriam criar espaços amplos, integrados e confortáveis no andar inferior para receber amigos e familiares, deixando a área íntima mais reservada, com as três suítes dos moradores, a sala de tv que também funciona como brinquedoteca dos filhos e o escritório. Já o segundo andar deveria concentrar a área de lazer, com espaço gourmet, piscina e sauna, além de uma suíte para hóspedes”, conta Gabriela.
O conceito do projeto buscou a máxima integração dos espaços e adotou uma paleta de cores em tons predominantemente claros para criar uma atmosfera contemporânea, leve, despojada e acolhedora.
“Com uma abordagem contemporânea e ao mesmo tempo acolhedora, trabalhamos uma estética confortável e atemporal, combinando materiais quentes com linhas limpas, paletas suaves e detalhes finos”, explica a arquiteta.
Na reforma, a arquiteta trocou o piso do apartamento inteiro, colocando porcelanato no setor social e de serviço e piso laminado com a paginação em espinha de peixe no setor íntimo, retocou a pintura das paredes, recolocou interruptores e tomadas, redistribui pontos de iluminação no forro do teto e criou detalhes para luz indireta e cortineiros.
Entre as principais modificações na planta do imóvel, Gabriela destaca o setor íntimo, que, originalmente, já ficava no pavimento inferior, mas concentrava uma sala íntima, um quarto, um banheiro social, duas suítes e varanda particular (aberta) em todos esses ambientes.
Como os novos proprietários precisavam de três suítes (a deles e uma para cada filho), a arquiteta eliminou o banheiro social para ampliar a suíte master, que ganhou um closet, e redistribuiu os espaços para criar uma suíte para cada filho, com a mesma proposta.
Além disso, ela integrou as varandas em todos os cômodos para ampliar os espaços internos, agora fechados com cortinas de vidro. No pavimento superior, a arquiteta otimizou o layout da suíte de hóspedes e da sala de tv. Na área gourmet, ela criou um nicho para acomodar o forno de embutir e, ao mesmo tempo, servir de depósito.
Destaque na área externa
Na área externa do piso superior, a arquiteta destaca a incorporação das jardineiras externas do edifício à área do deck/piscina.
“Anteriormente, entre as jardineiras e a área da piscina havia uma guarda-corpo de 90cm que criava uma barreira visual desnecessária e ainda dificultava a manutenção das plantas.
Eliminamos o guarda-corpo, elevamos e nivelamos toda a área do deck, incorporamos as jardineiras ao redor dele, trocamos a piscina por um modelo maior e trocamos ela de lugar para aumentar a área útil de estar. Dessa forma, criamos um espaço mais integrado à natureza ao redor, além de mais confortável e acolhedor”.
Veja todas as fotos do projeto na galeria abaixo!