Localizado no bairro Vila Mariana, em São Paulo, este apartamento de 145 m² foi planejado para valorizar a metragem do imóvel e garantir ambientes funcionais.
O projeto de arquitetura de interiores, da Mari Milani, nasceu da insatisfação dos moradores com o layout que já havia passado por duas reformas anteriores e, ainda assim, não supria as expectativas.
“No entendimento deles, a cozinha necessitava de uma mudança, pois além de fechada e desatualizada, não dispunha de um planejamento prático para as atividades”, recordou a arquiteta.
Para atender as necessidades, a parede que existia entre a sala e a cozinha foi demolida para incluir uma adega climatizada. Com a alteração, o ambiente ganhou uma cozinha estilo americano, revestida com ladrilhos em tons de cinza escuro, um balcão com cooktop e espaço para refeições rápidas.
Essa mesma área foi ampliada, com a ajuda de algumas dimensões da lavandaria, e integrada à sala de estar e varanda gourmet.
A marcenaria, na cor chumbo, se conectou com a cristaleira, o buffet com iluminação interna e a adega. Esses pontos decorativos da área social servem tanto para os momentos na sala de jantar, como na varanda gourmet.
Já na sala de estar, um revestimento amadeirado foi utilizado para formar o painel que reveste a parede da TV, mimetizando a porta de entrada, o lavabo e o acesso à ala íntima.
“Aproveitamos toda essa extensão para embutir LEDs verticais que complementam o projeto luminotécnico do apartamento”, relatou Mari.
Além do painel da TV e do amplo rack cinza, uma prateleira de serralheria branca acompanha toda a extensão superior da parede.
A inclusão de um jardim vertical artificial veio do anseio de viver próximo à natureza, mas sem a necessidade dos cuidados requisitados pelas espécies vivas.
Para a varanda gourmet, a churrasqueira foi idealizada para atender diferentes ocasiões: sua disposição pode ser visualizada integralmente ou camuflada por uma porta em MDF com lâmina natural de carvalho americano. Quando fechada, o painel ripado bloqueia a visão da churrasqueira e libera espaço para a circulação no ambiente.
“Esse tipo de livre arbítrio é importante nos momentos em que ela foi usada, não deu tempo de limpá-la após o churrasco e uma visita chegou mais cedo”, disse a profissional.
Nos dormitórios, para trazer mais personalidade, a aposta foi em papéis de parede e marcenaria inteligente.
Veja mais fotos abaixo: