Natural de Toledo, no interior do Paraná, o casal de moradores deste apartamento de 280 m² contou com projeto da arquiteta Larissa Lóh para aproveitar todos os ambientes com o máximo de funcionalidade.
Para o novo endereço, eles queriam deixar de lado coisas que não faziam mais sentido nesta fase da vida. O projeto considerou a bela vista para o lago, valorizando o espaço gourmet para que o casal pudesse fazer as refeições apreciando o cartão postal da cidade.
Mas houve desafios, como a planta arredondada do edifício e os ângulos. “Tomamos partido dessa dificuldade para incorporar o formato orgânico no mobiliário solto”, conta a arquiteta.
Na decoração, dentre os principais desejos do casal, o pedido foi por tons claros e neutros nos acabamentos, com pontos de destaque. Optaram também por elementos de qualidade sem modismos passageiros.
Para trazer elegância, o dourado foi usado na medida proporcionando refinamento, sem exageros. “Trabalhamos esse tom em contraste com o cinza e em harmonia com tons amadeirados para um resultado equilibrado”, destaca Larissa.
Living
No living, a paleta segue tons neutros e terrosos em contraste com pontos de dourado. Os sofás ganharam um novo tecido para trazer mais luminosidade para o espaço. Já as poltronas em cinza vieram para complementar o ambiente.
Para trazer mais calor ao espaço, a arquiteta implementou uma lareira elétrica em mármore gris, enquanto as poltronas em linho terracota trazem o contraste desejado com os tons claros dos sofás em veludo.
Veja também
- Mármore e madeira são destaques neste apê clean de 300 m²
- Visual praiano e vista para Pedra da Gávea marcam este apê de 90 m²
Mixados com os espelhos e painéis em laca cinza, esses acabamentos atemporais, quando somados dentro de um ambiente, trazem uma atmosfera sofisticada e atemporal. Os tapetes em formas geométricas com relevo cinza prata e as cortinas em linho com xale tom grafite vazado são elementos que também conferem elegância.
Paralelamente, o home theater foi desenhado com painéis deslizantes para ficar integrado aos outros ambientes da casa e, quando necessário, pudesse ser transformado em um quarto para receber um dos três filhos do casal que moram fora.
Cozinha e espaço gourmet
Na cozinha e espaço gourmet, o design clássico dos móveis ganhou um toque atemporal com molduras em relevo e puxadores dourados. Para deixar o projeto mais atual, o acabamento em laca cinza foi utilizado nesse mobiliário. Já os tampos em mármore e quartzo foram pensados em função da praticidade, sem perder a elegância.
Amplos e integrados, estes são os ambientes onde o casal passa a maior parte do tempo. Aqui, o mobiliário foi composto com mesa redonda e cadeiras que atendem perfeitamente as refeições rápidas e também servem como apoio para reuniões maiores.
“Tudo nesta área foi cuidadosamente selecionado, pois os proprietários apreciam a vista deste ponto específico para momentos como o café da manhã”, descreve a arquiteta. A bancada alta traz o clima descontraído e convida para um happy hour ou um churrasco de domingo.
Para contrastar com o restante do ambiente, a churrasqueira foi revestida em lâmina, o que permite que ela fique camuflada em momentos que não esteja sendo utilizada.
Por fim, a mesa de jantar divide o living e o espaço gourmet. As cadeiras em tecido claro com pés dourados conversam com o pendente Jabuticaba da designer Ana Neute, que se destaca no espaço.