Um casal comprou este apartamento de 200m², na Barra da Tijuca, com vista privilegiada da lagoa, e em seguida, encomendou um projeto de reforma de todos os cômodos, com nova decoração, à arquiteta Paula Müller.
“Eles queriam eliminar o banheiro de uma das suítes para ampliar a suíte deles, integrar a sala com a cozinha e instalar uma ilha nela. Também pediram para usar azul na decoração, um escritório para ele e um escritório menor para ela, que pudesse ser usado também como quarto de hóspedes”, conta Paula.
O projeto buscou criar um lar de estilo contemporâneo, com toques modernos, que não fosse totalmente neutro ou sem graça. Para deixar os ambientes com mais personalidade, a arquiteta usou materiais, texturas, acabamentos e cores contrastantes em praticamente todos os cômodos.
No que se refere à decoração, alguns objetos decorativos que os clientes já tinham foram aproveitados, especialmente as lembranças de viagens. No quesito “mobiliário”, com exceção dos pufes na sala, do sofá e da mesa de centro da varanda e das banquetas da cozinha, todos as peças são novas, compradas de acordo com as especificações do novo projeto.
Na área social, a arquiteta apostou no contraste da marcenaria de carvalho natural com a laca azul, cor presente no painel de parede que começa no hall de entrada e termina dentro da cozinha, camuflando o acesso ao lavabo.
A parte superior da estante da sala ganhou uma faixa de espelho em toda a sua extensão para deixar o ambiente mais leve e iluminado. “Usamos o mesmo piso de porcelanato cinza claro, com formato grande, na área social, cozinha e varanda, não só para criar uma unidade visual como também para aumentar a sensação de amplitude”, justifica Paula.
Na cozinha aberta para a sala de jantar, a arquiteta destaca a ilha executada em corian, com aspecto mais rústico, com uma bancada de apoio engastada, em madeira, que serve de apoio para a refeições rápidas do dia-a-dia.
Outro destaque é o lavabo camuflado no painel azul, com paredes internas e teto revestidos com painel de carvalho natural, espelho grande com design orgânico e cuba esculpida na própria pedra.
Já na varanda integrada à sala, a parede revestida com ladrilhos hidráulicos azuis rouba a cena, em contraste com o piso e a marcenaria, ambos com tonalidade clara. Tons rosados aparecem no tapete e no estofado da poltrona.
No quarto do casal, a posição da cama voltada para a janela garantiu a plena vista da paisagem externa a partir dela e deu mais privacidade aos clientes, já que o vizinho não consegue vê-los da varanda. No décor, a combinação de carvalho natural, azul e verde sálvia (presente nas luminárias, roupa de cama e estofamento da poltrona) deixou o ambiente mais suave e acolhedor.
Curtiu? Veja mais fotos na galeria abaixo!