O silêncio é o novo luxo, especialmente agora em que a maioria das pessoas está passando mais tempo em casa e trabalhando nela. O grande desafio é saber equipar e reformar os espaços de maneira a diminuir o barulho dos vizinhos e da rua.
Para te ajudar a reduzir os ruídos externos, convidamos a arquiteta parceira do Programa Obra Prima da Telhanorte, Ana Paula Devechi, para dar algumas dicas. Ela conta que sofás, cortinas, tapetes e almofadas possuem propriedades acústicas e, por isso, a presença deles ajuda a diminuir o barulho.
Mas, as medidas para ter mais paz em casa vão além das mobílias e acessórios. “Há janelas e porta janelas antirruídos, revestimentos como os vidros duplos e pisos que já possuem propriedades acústicas. Também é indicado usar mantas entre o forro e a laje para ajudar a minimizar o barulho”, recomenda.
A cortiça e a mica, que são revestimentos espessos, também impactam positivamente os lares, segundo a arquiteta. Nos quartos, as cabeceiras cumprem bem este papel. “Se forem estofadas, ajudam mais ainda, porque têm a mesma função que um sofá ou almofada”, afirma.
O piso certo pode fazer a diferença: os vinílicos são melhores que os laminados neste aspecto. “O piso laminado fica flutuante e cria uma camada de ar, causando aquele desagradável “toc toc” ao andar. Já o piso vinílico é colocado de uma maneira que não cria essa camada, melhorando a acústica”, explica a arquiteta, que ressalta também a boa durabilidade do piso vinílico.
O laminado é o tipo de piso que pode causar o maior pavor de quem mora em um prédio: ser incomodado pelo barulho do vizinho de cima. A solução, segundo Ana Paula, é fazer uma reforma no piso do vizinho também, não somente entre a laje e o forro. “Hoje em dia é comum encontrar lajes mais finas, e por isso, é preciso dar atenção ao espaço entre o forro e a laje para tratar o conjunto todo, por conta dessa reverberação”.