Continua após publicidade

Basílica da Sagrada Família entra na última fase de construção

A construção da basílica, iniciada em 1882, foi assumida pelo renomado arquiteto catalão Antoni Gaudí em 1883 e será concluída em 2026

Por Mari Bruno
Atualizado em 14 dez 2016, 11h18 - Publicado em 26 out 2015, 11h09
Basílica

Falar de arquitetura em Barcelona é tratar do trabalho de Gaudí. O mais famoso arquiteto catalão criou uma verdadeira obra-prima, a inacabada basília da Sagrada Família. A obra, iniciada em 1882, ainda está incompleta uma vez que o projeto monumental previa ainda novas torres e estruturas. Na última semana, foi anunciado que a igreja já tem data para estar completa: 2026, no centenário de Gaudí. “O trabalho de Gaudí é uma síntese criativa exceptional das diversas escolas artísticas do século 19, como o the Arts and Crafts movement, simbolismo, expressionismo, e racionalismo, e é diretamente associado com o apogeu cultural da Catalunha. Gaudí também pressentiu e influenciou muitas formas e técnicas do modernismo no século 20″, explica a página da World Heritage Centre, da UNESCO, que busca a “preservação do patrimônio cultural e natural ao redor do mundo considerados de valor excepcional para a humanidade” e do qual a Basílica de la Sagrada Família faz parte desde 2005.

Apesar de ser a obra mais conhecida de Gaudí, o arquiteto assumiu o projeto após um ano de trabalho e dedicou-se a basília pelos últimos 12 anos de vida até morrer atropelado por um tranvia em 1926. Conhecido por suas formas fluidas e mosaicos coloridos, o arquiteto não mediu esforços para fazer da Sagrada Família uma basílica singular, com qualidades que a encaixam entre os principais monumentos religiosos do mundo, mas que ao mesmo tempo a diferenciam e destacam. O papa Bento XVI a consagrou e declarou como basílica menor em novembro de 2010. A obra, orçada em 25 milhões de euros (112 milhões de reais), feita a base de venda de ingressos e doações, verá em 2016 a construção da parte superior das torres centrais, mas elas “só serão visíveis de fora a partir de 2017, e estarão terminadas em 2020, faltando ainda os pináculos que coroarão as estruturas”, explicou Jordi Faulí, arquiteto diretor da Sagrada Família.

As torres centrais da basílica representam Jesus, de Maria e os quatro Evangelistas (Mateus, Marcos, Lucas e João), sendo que a de Jesus será a mais alta, com 172,5 metros de altura. A conclusão das torres completa o “croqui conjunto que Gaudí sempre teve em mente”, que conta com 18 torres no total. Confira o vídeo do projeto: 

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=RcDmloG3tXU%5D

Publicidade