“Eu amo bagunça!”, diz a organizadora de ambientes japonesa Marie Kondo logo no início da abertura de sua série de TV. Produzida pela Netflix, a primeira temporada de Ordem na Casa estreou em janeiro e promete ajudar bagunceiros a ter uma vida menos caótica.
O programa está dando o que falar – há quem ame e quem odeie. Mas o fato é que o método KonMari de organização é um verdadeiro fenômeno e acumula fãs. Tudo teve início com o livro Mágica da Arrumação, que de 2011 até hoje foi publicado em 41 países e vendeu mais de 5 milhões de cópias. Em 2015, Marie Kondo foi considerada pela revista Time uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.
Você tem muita bagunça na sua casa, está sem tempo de assistir à série e quer colocar a mão na massa logo? Então inspire-se nestas oito dicas de Marie Kondo que separamos para você.
1. Vá por partes
O método KonMari considera que toda bagunça da casa pode ser dividida em apenas cinco categorias: roupas, livros, objetos de valor sentimental, papéis (aqui entram documentos e contas, por exemplo) e “komono” (termo usado por Marie para descrever a miscelânea de itens que se acumulam na cozinha, banheiro e garagem). A dica, portanto, é identificar essas categorias na sua casa e atacá-las uma a uma.
2. Mantenha o que traz alegria
Uma das principais ideias de Marie Kondo para acabar com a bagunça é manter em casa apenas o que traz alegria. O conceito parece vago para muitas pessoas, mas a especialista explica: “É importante segurar cada item durante a arrumação. Quando tocar uma peça que te traz alegria, você sentirá. É uma sensação positiva, de aconchego”. Ela afirma que no começo pode ser difícil compreender o sentimento, mas ao longo da organização tende a ficar mais fácil. Durante o processo, é bem provável que você perceba que vem guardando muitas coisas que não alegram sua vida – é delas que você deve se desfazer, segundo a organizadora.
3. Faça uma pilha
Excesso de sapatos e roupas é uma questão frequente que torna a casa desorganizada. Marie Kondo recomenda que, ao começar a organização, todas as vestimentas sejam empilhadas em cima da cama, por exemplo. Assim, é possível ter uma visão clara da quantidade de peças – e o próprio tamanho da pilha já vai te convencer de que é preciso se livrar de algumas coisas. Então é só começar a separar o que sai e o que fica, de acordo com o que te traz alegria, como explicado anteriormente. O mesmo processo de tirar tudo dos armários para enxergar o que se tem deve ser feito na cozinha, banheiro e garagem como passo inicial de qualquer organização.
4. Agradeça
Faz parte do método KonMari agradecer por ter usufruído de uma roupa ou objeto quando se desfizer dele. Segundo a organizadora, até mesmo uma peça que ficou guardada no guarda-roupas por anos com a etiqueta, sem nunca ter sido usada, deve ser agradecida antes de ser doada – afinal, ela cumpriu a função de te ensinar que esse tipo de roupa não te cai bem, por exemplo. Então, já sabe: diga “obrigado” ao separar cada item que você não quer mais.
5. Cada um com sua bagunça
Quando há mais de uma pessoa adulta vivendo na casa é importante que cada uma foque apenas na organização de seus itens pessoais, sem palpitar e interferir no que a outra deve manter ou descartar. Cada um precisa refletir individualmente sobre seus objetos e decidir por conta própria o que traz alegria para si.
6. Veja a validade
Muitas pessoas têm dificuldade de começar a organização do banheiro, cozinha e lavanderia pelo excesso de produtos que acumulam ali. A recomendação básica é começar jogando fora tudo o que estiver vencido. Simples assim. Mantenha apenas os cosméticos, produtos de limpeza e alimentos que estiverem em boa condição de uso e dentro do prazo de validade.
7. Use caixas
Ao se debruçar sobre os itens variados da categoria “komono” (banheiro, cozinha, lavanderia e garagem), a dica é utilizar caixas para organizá-los de acordo com o uso e com o tamanho. Isso facilita a visualização, o controle e o manuseio daquilo que se tem.
8. Encare com leveza
O método KonMari visa deixar a vida mais feliz por meio da organização – o objetivo não é viver estressado para ter um lar impecável. Não existe casa perfeita. Um pouco de bagunça faz parte da vida e do dia a dia. Livrando-se dos excessos e determinando os lugares onde cada coisa deve ser guardada, naturalmente a casa ficará mais em ordem. A organização, de acordo com Marie Kondo, deve ser encarada com leveza para tornar a vida melhor.