Esta casa em Búzios não nasceu como um lar. Abandonada por mais de um quarto de século, o local foi originalmente projetado para ser uma pousada, com cinco blocos. Hoje, ela renasce como casa de verão graças às arquitetas Bitty Talbot e Cecília Teixeira, do escritório carioca Brise Arquitetura.
São 420 m² de área construída em um terreno de 900 m² na região dos lagos, no Rio de Janeiro. A morada foi pensada para uma família jovem, com três filhos pequenos. Por isso, o imóvel precisava ser funcional e prático, mas sem deixar o despojamento que qualquer casa de praia deve ter.
Após o intervalo de um ano, entre concepção e execução, as profissionais chegaram a um resultado que incorporava os elementos da arquitetura original com os da contemporânea. Os espaços ficam voltados para os pátios internos, criando luz e ventilação natural abundante, além de vista para as pitangueiras que ali estavam plantadas e foram preservadas.
A sala fica em contato direto com a piscina e dispõe de um telhado mais elevado do que o restante da casa, dando uma impressão de amplitude. Já a cozinha foi mantida no local original e está integrada aos demais ambientes.
Já a construção que ficava no fundo do terreno, transformou-se em um anexo de lazer contendo área gourmet, lavabo, sauna e brinquedoteca. Os contrastes entre o novo e o original se fazem perceber especialmente nos materiais: a parte recente conta com estruturas metálicas aparentes e bastante vidros, diferente dos materiais naturais como como a palha de dendê.
Quer ver mais? Confira na galeria abaixo mais fotos do projeto: