Essa casa em Porto Alegre foi feita com contêineres!
Projeto da KS Arquitetura, a morada é a residência de um metalúrgico apaixonado pela beleza e praticidade das estruturas metálicas
Essa estrutura de contêineres, que mais parece uma instalação artística, é na verdade uma casa em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Projetada pela KS Arquitetos, é a residência de um metalúrgico apaixonado por sua profissão e por estruturas metálicas.
A inspiração surgiu quando a equipe viu a imagem de um navio de carga, transportando os contêineres empilhados de uma forma desalinhada.
Além de traduzir o estilo de vida do proprietário para a arquitetura, os contêineres oferecem a possibilidade de um design modular e montagem rápida. Cada uma das projeções possibilita uma vista diferente. Inclusive, uma das janelas da sala fica voltada para uma área de conservação ambiental próxima, e a suíte fica de frente para o rio Guaíba.
Como o terreno era bem inclinado, foi feita uma fundação em concreto pré-moldado (esse método mantém a lógica industrial, que norteia o projeto). Nesse declive ficam a garagem e a oficina.
Para a fachada não foi preciso fazer muitas modificações. A ideia era aproveitar a própria estética dos contêineres e a beleza de cada parte da estrutura metálica. Até mesmo a porta principal é feita com os materiais originais dos contêineres.
Porém, mesmo com uma inspiração tão industrial, o interior da casa é super aconchegante! Para garantir que a acústica ficasse boa, ou seja, para que a casa não ficasse com eco, as paredes e teto foram revestidos com drywall e algumas receberam um acabamento com tijolos.
O mobiliário minimalista e a iluminação natural abundante dão um charme final para a casa.