Casa rural na Irlanda do Norte vence o RIBA House of the Year 2019
Escolhida entre outras 19 participantes, a House Lessans focou em acabamentos simples que possibilitassem um orçamento acessível
Uma casa dos sonhos, projetada a partir de um orçamento mínimo, foi nomeada pelo Royal Institute of British Architects como a melhor casa do Reino Unido em 2019.
De autoria dos arquitetos McGonigle McGrath, a House Lessans se localiza em uma antiga fazenda no Condado de Down, na Irlanda do Norte, e foi escolhida entre outras seis casas finalistas projetadas por arquitetos que disputam o prêmio anual House of the Year.
Formado por dois volumes de tamanho reduzido, paredes de concreto branco e telhados de zinco, o imóvel foi projetado para atender às necessidades de um casal semi-aposentado e seus filhos – que saíram de casa, mas ocasionalmente fazem visitas.
Para baratear a obra, o estúdio de Belfast se utilizou de detalhes simples e métodos de construção acessíveis, que incluíam blocos de concreto para as paredes e enormes janelas que se abrem, em vez de portas dobradas.
Como resultado, a House Lessans custou £335.000 (aproximadamente R$1.820.000) – o equivalente a £1.425 (aproximadamente R$7.740) por metro quadrado.
Para o presidente do RIBA, Alan Jones, a casa foi executada com incrível clareza e contenção. “Mesmo com o orçamento mais apertado, a House Lessans mostra que uma casa dos sonhos, projetada por um arquiteto talentoso, pode ser uma realidade”, diz.
Enquanto uma ala da casa contém uma suíte de três quartos, a segunda abriga os espaços de convivência, que incluem uma sala de estar de pé-direito duplo.
Como o exterior, todos os quartos têm acabamentos simples e o foco fica para as vistas da paisagem, que são emolduradas por extensões de vidro.
Entre as 20 candidatas iniciais, a House Lessans foi escolhida como House of the Year por um júri, incluindo o vencedor do ano passado, Tom Miller (Haysom Ward Miller Architects) e John Pardey como presidente. Confira abaixo mais fotos da casa: