A primeira arte de capa de disco da história: Smash Hits From Rodgers & Hart — Columbia Records, 1940. (Reprodução/Casa.com.br)
Até meados de 1930, as capas de álbuns não existiam. Os primeiros discos eram produzidos na fábrica, levado para lojas e a única coisa que os identificava era uma luva de papel cartão com nome do artista.
Tudo mudou quando Alex Steinsweiss, designer nova-iorquino, que estava à frente da direção de arte da gravadora Columbia Records, percebeu que o design poderia chamar a atenção de mais pessoas. Steinweiss foi responsável por desenvolver cerca de 2.500 capas ao longo de sua carreira. A primeira foi feita para os artistas Rodgers & Hart.
Desde a década de 1930 até hoje, a criatividade nunca ficou de fora das capas. As obras carregam um caráter conceitual e transmitem mensagens pelas mais variadas formas de arte. Muitas dessas covers enalteceram uma outra paixão: a arquitetura mundial. Para exemplificar isso, selecionamos seis álbuns que retrataram prédios importantes na capa. Confira na galeria abaixo!
1/6 Oasis - Standing on the Shoulder of Giants. O quarto álbum do Oasis foi lançado em 2000. A capa retrata o skyline de Nova York e é a junção de uma série de fotos feitas do telhado do Rockefeller Center. O destaque é para o Empire State Building, prédio mais alto da cidade e um dos mais altos do mundo. (Reprodução/Casa.com.br)
2/6 Led Zeppelin - Physical Graffiti. Lançado em 1975, Physical Graffiti é o sexto álbum da banda britânica e o primeiro editado pela gravadora criada pelo quarteto. A capa é uma foto do edifício 96 & 98 St. Mark's Place, em Nova York. Originalmente o prédio tem cinco andares, mas para caber na diagramação da capa, o quarto andar foi removido graficamente. (Reprodução/Casa.com.br)
3/6 Wilco - Yankee Hotel Foxtrot. O quarto álbum do Wilco, de 2002, homenageia a cidade natal da banda. A capa é uma representação do Marina City, prédio com torres duplas em Chicago. Quando a construção do Marina City foi concluída, em 1964, ele foi considerado o edifício residencial mais alto do mundo. (Reprodução/Casa.com.br)
4/6 Pink Floyd - Animals. Lançado em 1977, o décimo álbum do Pink Floyd apresenta uma série de críticas à política inglesa da época. O local escolhido para fotografar a capa foi a Usina Termelétrica de Battersea, que estava perto de ser desativada. A banda contratou um artista australiano para construir um balão de gás hélio em forma de um porco. O balão, conhecido popularmente como Algie, foi colocado em frente ao edifício para a fotografia. (Reprodução/Casa.com.br)
5/6 Modest Mouse - The Lonesome Crowded West. O segundo álbum de estúdio do Modest Mouse foi lançado em 1997. A capa retrata as torres duplas do The Westin Seattle, um hotel em Washington. O hotel foi construído onde era o teatro Orpheum. (Reprodução/Casa.com.br)
6/6 Unknown Mortal Orchestra - Unknown Mortal Orchestra. O álbum de estreia da banda de rock psicodélico apresenta uma capa futurista repleta de história. O monumento estampado no álbum é o Petrova Gora, na Croácia, que serviu de homenagem para quem lutou contra o nazismo. A construção foi projetada por Vojin Bakić. Atualmente o prédio está abandonado e sem manutenção, mas é possível visitá-lo. (Reprodução/Casa.com.br)