Varanda integrada ao estar dá ares de casa ao apê
Com pérgula de vidro e concreto, ambiente vira sala de estar e jantar com jardim


O que uma casa tem que um apartamento costuma não ter? Em geral, dizemos que é a possibilidade do contato com a terra, a experiência de um quintal com plantas ou, por exemplo, a chance de tomar sol em um espaço totalmente privado. Certo? Mas e quando o plano é morar em um apartamento em São Paulo? Será que é possível dar ares de casa a um apê?
Este foi o desafio que o jovem casal de proprietários deste imóvel na capital paulista repassou à equipe do escritório Pascali Semerdjian Arquitetos, que ainda projetou parte do mobiliário (sofá e mesas laterais). O resultado é um conjunto de soluções e ideias criativas que deixaram a residência com jeito de casa “pé no chão”.
No endereço repleto de edifícios corporativos, a varanda do apartamento virou a protagonista da história. Circundando toda a área de estar, ela ofereceu luz natural em abundância, além de ventilação natural e espaço para vegetação. Em outras palavras, a varanda virou uma espécie de quintal de casa.
Sua estrutura de concreto recebeu uma pérgula de vidro. Com portas de correr, os ambientes internos integraram-se à área externa. Assim, a grande varanda transformou-se em sala de estar e jantar.
Jardim tropical nas alturas

Um jardim tropical cria uma borda verde em toda a varanda, trazendo a natureza para dentro de casa. Nesse cenário verde, a cozinha externa virou o espaço preferido das reuniões com amigos e familiares.
Nela, a mesa de jantar recebeu um grande vaso com ervas e especiarias que aflora do tampo de madeira rústica. A ideia traduz o conceito “do campo à mesa”, aproximando a terra e um viver mais simples ao cotidiano do casal.

A laje de concreto original foi mantida aparente e se destaca das paredes brancas da sala de estar enfatizando-as como volumes independentes.
Além da varanda principal, o imóvel conta com uma outra, que foi integrada à suíte master. Ali, ela abriga a sala de leitura, uma bancada de trabalho e a mesa de maquiagem. Da mesma forma, o banheiro principal se conecta à varanda por uma janela de vidro deslizante. Assim, as atividades domésticas estão sempre cercadas pelo jardim.
*Via ArchDaily