O mundo extraterrestre idealizado pelo diretor James Cameron no premiado filme Avatar, de 2009, agora pode ser visto e sentido por quem visitar os parques da Disney em Orlando, na Flórida. Após um projeto de cinco anos e meio, o novo universo de Pandora – The World of Avatar foi inaugurado no dia 27 de maio.
Trata-se da maior expansão da história do complexo Animal Kingdom, que já reúne as atrações Oasis, Discovery Island, Africa, Rafiki’s Planet Watch, Asia e DinoLand USA. A novidade ocupa uma área de 48 mil metros quadrados e reproduz fielmente as características do mundo de Pandora retratadas no longa. Instalado em uma área que antes era destinada aos bastidores do Animal Kingdom, Pandora oferece ao público duas grandes atrações: Na’vi River Journey e Flight of Passage.
A primeira consiste em um passeio de barco para oito pessoas que navega calmamente por um rio sagrado em meio às enormes cavernas reproduzidas em Avatar. Ao longo do percurso, que dura cerca de quatro minutos, é possível ver personagens do povo Na’vi presentes no cenário, caracterizado por muitos efeitos de luz, além da flora e fauna bioluminescente.
Já a segunda é um simulador multissensorial de última geração. Segundo Joe Rohde, principal executivo de criação da Walt Disney Imagineering, ele foi testado por três anos antes de ser aprovado. No começo da atração, o visitante se “transforma” em um híbrido humano-Na’vi, como acontece com o protagonista Jake Sully (Sam Worthington) no filme. Usando óculos 3-D, monta-se em uma espécie de moto, criada para fazer as funções de um banshee, o animal alado de Pandora, que sobrevoa por quatro minutos pelas florestas, montanhas flutuantes e oceanos e em mundo cheio de cores e vida.
A construção do cenário de Pandora – The World of Avatar impressiona. Durante o dia, é possível ver gigantescas rochas suspensas no ar, aliadas às árvores e uma belíssima vegetação. Plantas reais, que já faziam parte do Animal Kingdom, foram misturadas às plantas artificiais e bioluminescentes. Ao anoitecer, um efeito tecnológico produz luminescência no solo, que deixa tudo (inclusive os visitantes) fosforescentes. A tecnologia de última geração usada permite que os visitantes interajam com o belo cenário.
Confira algumas imagens do novo universo da Disney: