Mini sala de estar no quarto: veja projetos com cantinhos charmosos
Quando a metragem permite, é possível criar um pequeno estar íntimo no quarto, perfeito para ler, estudar ou tomar um café da manhã.
Cada vez mais completos, os quartos vêm se tornando espaços que englobam diferentes atividades, muito além de um local dedicado, exclusivamente, para dormir. Bancada de trabalho e cantinho de maquiagem são alguns exemplos, mas outra função tem ganhado força nos últimos anos: a sala íntima dentro dos dormitórios serve aos momentos de leitura, descanso e até mesmo para quem deseja tomar café da manhã. Para isso, basta que o ambiente tenha metragem disponível para criar a saleta com fluidez dentro do layout.
Esse pequeno estar apresenta diferentes possibilidades de uso, em que a estética vai de encontro com as necessidades dos moradores. Porém, dois cuidados são primordiais: o primeiro é garantir que, mesmo com a inclusão de mobiliários (como sofás e poltronas, por exemplo), a fluidez deve ser mantida em todo o cômodo. O segundo é garantir uma decoração coerente na totalidade do ambiente, trazendo uma estética onde os elementos conversem entre si.
Acompanhe alguns projetos de sala íntima onde a criatividade resultou em alternativas que cumprem essas recomendações, apostando na funcionalidade e sensação de aconchego:
Sala íntima no quarto com mesinha e sofá
Uma das potencialidades de uma sala íntima é recorrer a móveis que turbinam a experiência de utilização. Neste elegante projeto assinado pela arquiteta Patricia Penna, o ambiente é ideal para conversas particulares ou mesmo momentos de silêncio, para uma leitura, por exemplo. Para isso, a profissional apostou em mobiliários que, tradicionalmente, não aparecem num dormitório convencional.
Um sofá e uma poltrona em formato orgânico deixam o local ideal para conversas e para o relaxamento. A mesinha central proporciona um ambiente ideal para um café ou um chá, deixando a sala íntima com maiores possibilidades de uso. Tudo isso sem deixar de lado a sofisticação, a elegância e a fluidez, com uma circulação tranquila para os moradores.
Saleta de leitura e estudos no quarto
O dormitório também pode acomodar uma sala íntima voltada para os estudos e para aquela leitura gostosa antes de dormir. Para isso, é interessante deixar os itens de uso próximos uns aos outros, como por exemplo: uma poltrona ou chaise perto de uma estante, uma escrivaninha próxima de armários ou gavetas – tudo para facilitar a organização.
Nesta ideia da arquiteta Andrea Teixeira, enquanto ainda era sócia do escritório Negrelli & Teixeira, a profissional propôs uma bancada completa para estudos e também uma elegante estante, com iluminação interna em todas as prateleiras. Próxima dali, a chaise foi posicionada para acomodar os moradores nos momentos de leitura, com um cesto ao lado para acomodar as mantinhas.
Cantinhos multiuso no quarto
A sala íntima pode, ainda, apresentar diversas outras funções e seguir a essência dos moradores para ser assimilada pela rotina e pelo estilo de vida que se leva, trazendo para o projeto de interiores recursos do décor que deixam a saleta com uma solução exata para o bem-estar dos residentes.
Confira algumas composições que otimizaram o espaço com primazia para criar cenários e oferecer diferentes experiências para os moradores:
Entre o quarto e o closet, a saleta idealizada pela arquiteta Ana Rozenblit, do escritório Spaço Interior, foi incluída no projeto como um ponto formidável e funcional onde a maquiagem pode ser feita com conforto. A comodidade transformou o espaço em uma espécie de penteadeira, que pode ser usada para outros fins além do autocuidado, como apoio de itens, estudo, uso de notebook e uma infinidade de outras opções a favor dos moradores.
Com um espelho grande e uma cômoda generosa, este cantinho projetado por Patricia Penna ganhou ainda uma confortável poltrona próxima da janela, garantindo, assim, luz natural para os momentos de leitura ou mesmo para montar looks. O espaço fica integrado graças ao grande tapete que liga a saleta até a área da cama.