5 jeitos que a marcenaria planejada ajuda em quartos pequenos com exemplos
De armazenamento extra até circulação otimizada, confira como a marcenaria planejada é a aliada em quartos pequenos
Por Redação
SEGUIR
SEGUINDO
Atualizado em 1 nov 2023, 22h51 - Publicado em 23 out 2023, 19h00
Embutido no quarto projetado pela arquiteta Denise Barretto, o armário ao lado da cama tem três portas espelhadas, executadas pela SCA Jardim Europa. De pequena espessura, a cabeceira ripada também é um recurso assertivo para espaços enxutos. (Romulo Fialdini/Casa.com.br)
Continua após publicidade
Quando se trata de quartos, a criatividade e o planejamento cuidadoso de cada centímetro são essenciais para resultar num lugar aconchegante e funcional. Esse é o ponto de partida defendido por Karina Alonso, arquiteta e sócia-diretora da SCA Jardim Europa.
Neste projeto com marcenaria da SCA Jardim Europa e projeto do escritório Cipriano Paffi, a cama só entra em cena na hora de dormir, abrindo espaço para o sofá e demais circulações deste bem resolvido estúdio de apenas 20 m². (Mariana Orsi/Casa.com.br)
Veja 5 boas ideias de marcenaria planejada para quartos pequenos com projetos de exemplo:
Neste loft de somente 42 m², a arquiteta Pati Cillo investiu nas portas de correr para o fechamento do armário alocado atrás da cama. Ele conta com três folhas de vidro, que recebem o mesmo acabamento da caixaria do móvel, apostando também na monocromia – tudo executado pela SCA Jardim Europa. (Luis Gomes/Casa.com.br)
Com uma porta de correr é possível “economizar” a área que teria que ficar livre para a abertura de uma porta tradicional. Além disso, esse modelo traz, além da funcionalidade, um toque de elegância clean.
2. Armazenamento
Alinhado com a cama, o armário comprido executado pela SCA Jardim Europa entrou no lugar de uma mesa de cabeceira e otimizou o espaço do quarto. Este estúdio de apenas 25 m² tem projeto da arquiteta Danielle Otsuka, da Lilutz Arquitetura. (Monica Assan/Casa.com.br)
Continua após a publicidade
A lateral de uma cama não precisa se limitar ao encaixe da mesinha de cabeceira. Um armário pode ser uma adição funcional e prática em quartos com dimensões enxutas, ajudando a maximizar o uso do espaço vertical disponível.
No quarto projetado por Pati Cillo, a SCA Jardim Europa executou uma mesa de cabeceira que também serve de caminha para a schnauzer Shakira. (Mariana Orsi/Casa.com.br)
Móvel essencial para o apoio de uma luminária, um livro ou, até mesmo, do celular, a mesinha de cabeceira é mais que necessária na decoração do quarto.
Neste ambiente, com projeto da Cipriano Paffi,, a mesa de cabeceira fica suspensa do piso. (Luis Gomes/Casa.com.br)
Continua após a publicidade
Num ambiente de casal, para ganhar espaço, é possível trabalhar com o móvel em apenas uma das laterais da cama ou encomendar uma mesinha sob medida, multifuncional, que pode servir até como caminha do cachorro. Ou ainda optar por uma alternativa suspensa do piso, que libera alguns centímetros de circulação.
4. Puxadores
No mix de madeira ripada, cabeceira estofada e mesinhas laterais suspensas (tudo executado pela SCA Jardim Europa), o arquiteto Fernando Mota conseguiu compor um quarto de casal compacto e extremamente relaxante. Na frente da cama, usou armários do piso ao teto para otimizar o espaço, além de criar um nicho para embutir a TV. (Mariana Orsi/Casa.com.br)
Os armários sem puxadores sobressalentes são escolhas extremamente práticas e vantajosas para quartos pequenos. Junto com o design arrojado, essa alternativa evita potenciais acidentes em decorrência de esbarrões que podem ser frequentes em uma circulação reduzida. Entre as opções mais recorrentes estão o puxador cava, embutido na madeira, e os sistemas fecho-toque, entre outros.
–(Mariana Orsi/Casa.com.br)
Continua após a publicidade
5. Espelhos
Projeto de Estúdio Rena. (Ana Helena Lima/Casa.com.br)
Não é novidade que os espelhos são grandes aliados que propiciam a ilusão de mais espaço disponível, melhorando também a iluminação natural, pois espalham a luz, e tornando o dormitório compacto muito mais agradável. É possível incluí-los nos próprios móveis, como os armários de portas espelhadas.
Dicas, inspirações e notícias sobre decoração, arquitetura, jardinagem e organização para sua casa. Quem mora, precisa! Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter