Limpar janelas: saiba a melhor maneira de completar esta tarefa
Lembre-se de evitar limpá-las em dias ensolarados e de prestar atenção especial aos cantos e ao trilho
Limpar janelas parece maçante e incômodo, mas é o tipo de tarefa que precisa ser feita de tempos em tempos. O melhor, então, é fazê-la da maneira correta para não ter problemas no futuro, certo?
Se existem alguns erros que cometemos ao limpar janelas, é óbvio que também existam truques para tornar esse processo mais fácil e prático, ao mesmo tempo que é efetivo.
Como limpar janelas da melhor maneira possível?
Para começar, a frequência. Não existe um espaço de tempo perfeito para cumprir essa tarefa, vai da preferência de cada um. Algumas pessoas preferem limpá-las semanalmente, enquanto outras contratam profissionais uma ou duas vezes ao ano para fazer uma limpeza pesada das janelas, de cabo a rabo. O mínimo, portanto, é colocar na agenda para fazer uma boa limpeza das janelas a cada seis meses.
Uma dica: quando você decidir fazer essa faxina, opte por dias de temperatura mais amena e sem tanto sol. Isso porque o calor e a incidência dos raios solares fazem os produtos de limpeza secarem mais rápido, o que deixa o vidro manchado.
O passo a passo
A primeira coisa a fazer na hora de limpar as janelas é deixar a área livre: tire móveis da frente, proteja as paredes nas laterais e o chão de possíveis resíduos de produto ou sujeira que caiam por ali. Depois, vale a pena escolher o produto certo. Uma boa ideia é misturar água morna com detergente: use essa mistura com uma esponja para esfregar bem o vidro, prestando atenção especial aos cantos.
O segundo passo é limpar a solução com um rodo e secar a janela com um pano limpo e seco. Um truque para evitar manchas é usar o rodo no sentido vertical primeiro e, depois, horizontal. E, sim, o jornal pode ser uma boa ideia para também tentar evitar essas manchas. No entanto, como cada jornal é produzido de um jeito diferente, e as tintas usadas não são sempre as mesmas, vale a pena experimentar com versões diferentes para ver qual funciona melhor.
Para limpar os trilhos, existem duas opções: usar um aspirador de pó para o dia a dia e uma escova de dentes com a mesma solução de água e detergente para garantir uma limpeza mais profunda.
Contratando profissionais
Dependendo da quantidade e do estilo de janelas que você possui em casa, pode valer mais a pena contratar uma equipe profissional para fazer a limpeza. Nesse caso, lembre-se de checar se a empresa em questão é segurada e recebeu bons feedbacks pelo trabalho. Como trabalhar com vidro é um processo delicado, é importante que a equipe seja capacitada para fazer esse serviço delicado – até porque, eles também estarão dentro da sua casa, e quanto mais informações você tiver sobre como o serviço será feito e por quem, melhor.